Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Serpro e Fenadados assinam acordo coletivo de trabalho no TST

    há 5 anos

    Representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Federação Nacional dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) se encontraram, nesta segunda-feira (1º), no Tribunal Superior do Trabalho para a assinatura de acordo coletivo de trabalho (ACT) para as datas-bases de 2018 e 2019.

    De acordo com o vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, a nova ferramenta de mediação e conciliação pré-processual traduz o momento atual de adoção de conhecimento técnico para a solução de conflitos.

    “Antes, as partes faziam negociação competitiva, cada um do seu lado da mesa, e buscavam acordo na base da barganha. O mundo moderno não aceita mais esse tipo de intervenção. Hoje, sabemos que temos que realizar a negociação cooperativa, onde o mediador se preocupa com o processo e o mérito é das partes, que conversam entre sim e chegam a melhor opção possível” enfatizou.

    Reajuste

    Um dos principais pontos do ACT foi o reajuste salarial de 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período de 1º/5/2018 a 30/4/2019. O reajuste terá como data 1º/5/2019, sendo pago, portanto, o retroativo integral.

    O novo ACT também previu a manutenção de todas as cláusulas sociais previstas no acordo coletivo anterior, vencido em 30/4/2019, com pequenas alterações em temas como prorrogação da licença-maternidade, parcelamento de férias e terceirização.

    Mediação

    O caso chegou ao TST por meio de pedido de mediação e conciliação pré-processual. A nova ferramenta permite a intervenção da Justiça de Trabalho nos conflitos coletivos antes mesmo que eles se tornem processos de dissídio, acelerando as negociações e resultando em acordos que beneficiem não apenas a categoria como toda a população, que não sofrerá impactos com eventuais paralisações ou greves em serviços essenciais.

    Veja aqui a íntegra da proposta aprovada pelo Serpro e pela Fenadados.

    (JS/GS/GVP. Foto: Giovanna Bembom)

    Processo: PMPP-1000369-88.2019.5.00.0000

    • Publicações14048
    • Seguidores634425
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/serpro-e-fenadados-assinam-acordo-coletivo-de-trabalho-no-tst/726940729

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 5 anos

    Acordo coletivo de trabalho entre CBTU e entidades sindicais é homologado no TST

    2ª Turma aplica entendimento do STF em julgamento sobre Acordo Coletivo de Trabalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)