Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Serviços comunitários ao réu que pulou grade de 2 metros para furtar loja

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça reformou parcialmente sentença da Comarca de Chapecó e condenou Milton Oliveira dos Santos à pena de dois anos de reclusão, em regime aberto, por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e por escalada, praticado contra a empresa Merkmont.

    A sanção foi substituída por prestação de serviços comunitários. O delito ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2008, quando o réu dirigiu-se ao estabelecimento e lá deparou com uma grade de dois metros de altura. Isso não foi problema: após escalá-la, ele arrombou a porta que dá acesso ao escritório principal, e do local furtou um monitor de dezessete polegadas, um aparelho de fax e um mouse, avaliados em R$ 1.222,00. Inconformado com a sentença de 1º grau, o acusado apelou para o TJ.

    O réu postulou a desclassificação para furto simples ou para a modalidade tentada. Alternativamente, pleiteou a redução da pena aplicada com a aplicação da atenuante da confissão. O relator da matéria, desembargador Irineu João da Silva, explicou que, além do relato de um segurança que presenciou a cena e dos peritos, o próprio acusado admitiu ter pulado a grade de proteção, o que já é suficiente para caracterizar a qualificadora.

    No caso, as provas produzidas demonstram que o apelante percorreu todo o iter criminis, devendo responder pelo crime consumado, porquanto já havia escondido o monitor e o mouse em um matagal e só foi preso porque retornou ao local dos fatos para buscar a CPU e o aparelho de fax, o qual deixou cair no momento em que escalava a grade da empresa. Deste modo, tendo sido retirada parte dos pertences da posse e da vigilância da vítima, não se pode acolher a tentativa, devendo ser mantida a condenação do apelante pelo crime de furto consumado, anotou o magistrado quanto à desclassificação do crime. Por fim, a Câmara reduziu a reprimenda no tocante à dosimetria da pena, por conta da confissão espontânea do autor. (Apel. Crim. n.

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servicos-comunitarios-ao-reu-que-pulou-grade-de-2-metros-para-furtar-loja/2371676

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)