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6 de Maio de 2024
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    SERVIÇOS: Telefone 135 pode fornecer informações e tirar dúvidas do trabalhador

    há 13 anos

    De São Paulo (SP) - Nos últimos anos, a Previdência Social implantou muitas facilidades para oferecer maior comodidade à população e evitar que as pessoas se desloquem desnecessariamente às suas agências. Se antes o cidadão era obrigado a ir a uma agência para obter todos os serviços, com a implantação dos canais remotos, como o telefone 135 e o site da Previdência na internet, apenas alguns atendimentos passaram a exigir a presença do segurado em uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Para se ter uma ideia, a cada mês cerca de 15 milhões de pessoas usam esses canais remotos antes de ir a uma unidade do INSS. A maioria busca informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer requerimentos. Isso possibilitou às agências ter mais tempo para analisar pedidos de benefícios e agilizar as concessões.

    Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR) desse benefício por meio do telefone 135.

    Outros serviços agendáveis pelo atendimento telefônico são o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como Atividade, Recolhimento e Vínculos e Remunerações. Se preferir, o usuário também pode fazer o agendamento eletrônico de todos esses serviços no site da Previdência Social na internet. Basta acessar www.previdência.gov.br e clicar em Agência Eletrônica: Segurado.

    Funcionamento - A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 23h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local. Depois de 20 de fevereiro, quando termina o horário de verão, a Central passa a atender das 7h às 22h.

    Veja os serviços oferecidos no menu do 135:

    * Tecle 1 - Falar com o atendente para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, atualizar os dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

    * Tecle 2 - Atendimento eletrônico para consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC.

    * Tecle 3 - Fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

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