Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor do MPAM brilha no Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo

    O advogado e servidor do Ministério Público do Amazonas, Cheine Pereira Araújo, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A competição foi realizada em Recife, nos dias 13, 14 e 15/03. No quadro de servidores do MPAM há cinco anos, Cheine Araújo venceu as competições de Arremesso de Peso e de Lançamento de Disco, sagrando-se, mais uma vez, campeão regional nas duas modalidades.

    Cheine Araújo iniciou no esporte aos 14 anos, praticando natação, depois de dois anos de clausura, angústia e sofrimento causados pela descoberta de que estava perdendo a visão. "Foi um período difícil, só imaginava que não prestaria para nada, e o esporte me ajudou muito naquele momento, porque minha família era humilde e não tinha recursos para buscar outras formas de tratamento. Na natação, descobri que muitas pessoas com deficiência praticavam esporte e participavam de competições, o que me motivou a persistir", relembra Cheine Araújo.

    A carreira na natação foi plena de êxito. Campeão brasileiro por cinco anos, com participação em competições nacionais e internacionais, sempre com bons resultados. Entretanto, como declara o atleta, não era possível viver profissionalmente do esporte: "Já casado e com uma filha, fui trabalhar e estudar. Quando ingressei na Funai, fui lotado em São Gabriel da Cachoeira e tive de largar a natação por bastante tempo. Só pude retomar o esporte ao ser nomeado para MPAM, em 2015. De volta a Manaus, tive, então, meu primeiro contato com o arremesso de peso e, com bom desempenho, quis prosseguir e passei a fazer também lançamento de disco".

    Desde então, Cheine Araújo vem acumulando êxitos, dentro e fora das competições. Campeão por oito anos no arremesso de peso e lançamento de disco, exerce a vice-presidência da Federação de Esportes Paralímpicos do Amazonas e é fundador da Associação Paradesportiva do Norte, que agrega todas as modalidades desportivas e foi criada para resgatar pessoas com deficiência por meio do esporte. "Fazemos um trabalho de base nas escolas, buscando crianças com deficiência para praticarem esporte, porque isso alavanca a vida delas, fortalece intimamente o indivíduo, colocando-o em contato com outras pessoas. As competições, as viagens, os eventos, tudo isso é muito motivador e, para nós, que já vivenciamos isso, é muito gratificante", avalia Cheine Araújo.

    Nas fotos, de colete laranja, ao lado de Cheine Araújo, a técnica e guia, formada em Educação Física, Dimicilia Colares.

    Texto: Milene Miranda - ASCOM MPAM

    Fotos: arquivo pessoal Cheine Araújo

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-do-mpam-brilha-no-campeonato-norte-nordeste-de-atletismo/827588445

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)