Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidora do INSS será transferida de agência para acompanhar companheiro

    há 4 anos

    Foi deferida tutela de urgência determinando que o INSS procedesse com a remoção de uma servidora da autarquia de Gurupi para Fortaleza, cidades do Ceará. O juiz Federal Renato Coelho Borelli levou em consideração que o companheiro da autora foi removido de ofício para desempenhe cargo de confiança em Fortaleza pelo Banco do Nordeste.

    Nesse sentido, foi falado sobre a interpretação ampliativa de servidor público e analisado o pedido da servidora, sendo posto que não existe uma distinção feita pela jurisprudência, caso o servidor seja estatuário ou não, empregado público ou não.

    Atribuindo, então, a interpretação ampliativa de servidor público para que os servidores sejam vinculados à administração direta, assim como para os que exercem as atividades na administração indireta, sendo esse o caso do INSS.

    1. INSS

    O Instituto Nacional do Seguro Social está ligado diretamente ao Governo, é responsável pelos pagamentos de aposentadorias e benefícios para os trabalhadores brasileiros, desde que contribuem para Previdência Social, sendo uma exceção dos servidores públicos.

    A autarquia brasileira tem extrema importância para o país, sendo ele responsável por retirar 21 milhões de brasileiros da linha da pobreza. Atuando vinculada com o Ministério da Fazenda em conjunto com o Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

    Também é o responsável pelo controle e pela execução das políticas ligada a prestação de serviços previdenciários para os contribuintes, tendo base no que está descrito no RGPS. Sua principal função é dada pela operacionalização para que os direitos dispostos no Regime Geral de Previdência Social.

    Desta forma, é observado que uma das principais funções do INSS é o recebimento das contribuições obrigatórios para os trabalhadores dentro do regime da CLT.

    Por fim, o INSS atua como um investimento de investimentos futuros, sendo a garantia de renda mensal, seguindo as contribuições feitas.

    As atuações do INSS, assim como o seu funcionamento interno precisa ser entendido para que o profissional do Direito possa atuar dentro da área previdenciária, já que é um dos principais assuntos dentro do ramo. Desta forma, a Pós-Graduação em Advocacia Previdência da EBRADI, que tem como patrono Theodoro Agostinho, oferece um curso que poderá ajudar com essas questões.

    Gostou deste conteúdo?

    Então, siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

    • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
    • Publicações493
    • Seguidores2877
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-do-inss-sera-transferida-de-agencia-para-acompanhar-companheiro/820978013

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)