Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    SERVIDORA DO TRT-15 LANÇA LIVRO SOBRE O OFICIAL DE JUSTIÇA

    A servidora do TRT da 15ª Região, Sônia Gundim Silva, e os servidores do TRT-10, Arnoldo Braga e Raphael Gomes de Araujo, todos Oficiais de Justiça, são os autores do livro Oficial de Justiça que, além do histórico da origem do Oficial de Justiça e legislação, sugere a uniformização de alguns procedimentos de trabalho. A obra tem o prefácio do Desembargador Federal do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues e a orelha do livro é de autoria do Procurador do Trabalho da 10ª Região e Professor da UnB, Cristiano Paixão.

    Com uma linguagem simples e objetiva, os autores analisam diversas situações práticas, contextualizadas conforme a lei, trazendo também modelos de autos e de certidões. De acordo com os Oficiais de Justiça, o livro apresenta um histórico mundial da profissão na Itália, França, Alemanha, Portugal e Brasil.

    Na abordagem teórica é apresentado um histórico sobre a origem do Oficial de Justiça, seus deveres, proibições e penalidades disciplinares, e ainda, o que é fé pública, prisão em flagrante, crime de resistência, de desobediência, de desacato, recusa de identificação/infração penal, apresentação do oficial de justiça, passe livre, penhora de bens livres e de veículos, móveis e imóveis, entre outras, a da "boca do caixa", penhora on-line, penhora de aluguel, penhora de salário, penhora de rendas em estádio de futebol, casas de shows, casas noturnas, boates, leilões e outras do gênero.

    Os Oficiais também realizam a avaliação e reavaliação de bens, a condução coercitiva de testemunhas, a busca e apreensão, remoção de bens, entrega de bens, cumprimento de mandado de soltura de preso, reintegração de empregado, dentre outros assuntos.

    De acordo com a Oficiala de Justiça do TRT-15, cedida para a 10ª Região desde fevereiro de 2009, o trabalho foi fruto de uma iniciativa do TRT-10 de fazer uma ação conjunta com os servidores para modificações internas.

    Sonia conta que os autores do livro são integrantes de uma comissão destinada a fazer um manual de procedimento das atividades realizadas pelo Oficialato. O material é bastante prático e conta o dia a dia do Oficial de Justiça. Após debruçar longas horas e muitos estudos e pesquisas, além da atividade em si, nós vimos como prático o lançamento do livro, pois, nós estamos desprovidos deste tipo de bibliografia, afirma.

    Segundo ela, o objetivo do lançamento da obra é atingir não somente os advogados e Oficiais de Justiça, como os universitários que pretendem atuar na área.

    O Sindiquinze parabeniza a servidora do TRT-15, Sônia Gundim Silva, bem como os demais autores da obra, pela louvável iniciativa de relatar o dia a dia do Oficial de Justiça Avaliador Federal.

    SINDIQUINZE: APOIANDO OBRAS QUE INTERESSAM AOS SERVIDORES

    do Sindiquinze, Caroline P. Colombo

    • Publicações1204
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações263
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-do-trt-15-lanca-livro-sobre-o-oficial-de-justica/2388045

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)