Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Servidora temporária não pode ser dispensada durante período gestacional

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Em decisão monocrática, o juiz substituto em 2º grau Wilson Safatle Faiad (foto) endossou a decisão proferida pela juíza Mônice de Souza Balian Zaccariotti, da Fazenda Pública Estadual de Anápolis, negando agravo de instrumento interposto pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mantendo a segurança pleiteada pela servidora temporária Mussumeire Rocha da Silva, que lhe concedeu estabilidade durante o período gestacional.

    A UEG alegou que a exoneração de Mussumeire ocorreu na data prevista em seu contrato, em cumprimento à meta estabelecida pela universidade, a fim de reduzir em 20% os quadros de servidores, adequando às exigências da reforma administrativa do Estado. Disse que a servidora somente comunicou sua gravidez após a efetivação da exoneração, argumentando ainda, que ela não ocupa cargo público, exercendo apenas função pública temporária. Aduziu que, de acordo com a Lei nº 13.664/2000, não pode conceder a prorrogação do benefício.

    Contudo, o magistrado afirmou que a estabilidade decorrente da gravidez está prevista na Carta Magna, garantindo aos trabalhadores proteção contra despedida arbitrária e licença maternidade. Citou também, o artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal, o qual veda a dispensa arbitrária, ou sem justa causa, da trabalhadora gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

    “Destarte, ainda que exerça função temporária, a título precário, as servidoras, uma vez reconhecida a gravidez, fazem jus à estabilidade, eis que a norma constitucional garantidora da estabilidade durante o período gestacional sobrepõe-se à discricionariedade relativa à dispensa de servidora contratada temporariamente”, afirmou Wilson Safatle, não importando o fato de ela ter noticiado a gravidez após a sua exoneração. Veja decisão. (Texto: Gustavo Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-temporaria-nao-pode-ser-dispensada-durante-periodo-gestacional/219694239

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX SC

    Correio Forense
    Notíciashá 9 anos

    Servidora temporária não pode ser dispensada durante período gestacional

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)