Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores da Câmara formam comitê para construir 25 poços artesianos na cidade mineira de Tumiritinga

    Iniciativa faz parte da campanha em prol das vítimas do rompimento das barragens em Mariana

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    O Comitê da Ação e da Cidadania da Câmara se mobiliza para construir 25 poços em Tumiritinga, a 30 quilômetros de Governador Valadares, em Minas Gerais. A iniciativa é de um grupo de servidores e faz parte da Campanha SOS Vítimas do Vale do Rio Doce, que arrecada doações para as vítimas do rompimento das barragens em Mariana.

    Tumiritinga tem 6 mil habitantes e a água precisou ser cortada após o fluxo de lama com rejeitos de mineração atingir o Rio Doce, a principal fonte de abastecimento local.

    Eduardo Mayer de Aquino, que é servidor da Câmara e preside o Comitê da Ação e da Cidadania da Câmara, explica como surgiu a ideia de ajudar a população de Tumiritinga.

    "Nós chegamos à conclusão, na época, de que Mariana já estava muito bem suprida de donativos, do estilo roupas, calçados, comida e até mesmo a água. Então a nossa avaliação é de que todas as pessoas, em 500 quilômetros para baixo de Mariana até chegar ao mar, estavam afetadas, por isso a gente buscou um local com a população menor, com menor poder de articulação de forma que a gente pudesse ajudar a comunidade."


    Coube a Ivani Maria, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tumiritinga, sugerir que a ajuda dos servidores viesse por meio da construção dos poços artesianos. Segundo ela, grande parte dos moradores não pode arcar com o custo da perfuração, em torno de R$ 3 mil.


    "Como eu tenho conhecimento da área rural, eu também sou trabalhadora rural, sei da dificuldade, do poder aquisitivo de cada um, aí eu tentei fazer na minha propriedade. Eu e mais um amigo do meu marido – que sabia quais as ferramentas que gastava –, nós fizemos um caixazinho e compramos e fiz a minha na minha casa, com a intenção de saber os próximos passos em que a gente tivesse uma saída de fazer um poço numa comunidade pelo menos para pegar água e beber."

    Quando saíram de Brasília os servidores pensavam ter o suficiente para construir apenas quatro poços artesianos. Mas o trabalho da própria comunidade atingida multiplicou o alcance da ação, como relata o servidor Diógenes dos Santos.

    "Vamos comprar o equipamento, com bomba, com tubulação, com fiação toda, e vamos usar a mão de obra da própria comunidade. Foi o que nós fizemos, e deu certo, porque de quatro poços, pulamos para 25 poços."

    O Comitê da Ação e da Cidadania se organiza agora para realizar a já tradicional campanha de Natal. Doações de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos e livros podem ser feitas na própria Câmara ou também em dinheiro. Quem quiser doar pode solicitar informações pelo e-mail cdcidadania@câmara.leg.br.

    Reportagem – Emanuelle Brasil
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-da-camara-formam-comite-para-construir-25-pocos-artesianos-na-cidade-mineira-de-tumiritinga/267372357

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)