Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores do MP são beneficiados com curso de geoprocessamento

    Implantar um setor de geoprocessamento da melhor qualidade que atenda não apenas a área ambiental é o objetivo do Ministério Público estadual que hoje, 25, deu início a um curso para servidores buscando proporcionar conhecimento teórico e conceitual das disciplinas Sistemas de Informações Georreferenciadas (SIG), Sensoriamento Remoto (SR) e Processamento Digital de Imagens (PDI), contemplando noções básicas das principais ferramentas utilizadas pelo Centro Integrado de Geoinformação (Cigeo). O MP da Bahia e o do Mato Grosso do Sul são os únicos a contar com um Cigeo estruturado e, inclusive, está em fase adiantada na Bahia o estudo da organização territorial de Salvador, um dos primeiros municípios brasileiros a ter esse benefício.

    Ao fazer a abertura do curso, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Marcelo Guedes, falou que esse primeiro evento está atendendo a quem atua na área do meio ambiente, mas a ferramenta será paulatinamente utilizada em várias áreas da Instituição, o que irá evitar, inclusive, gastos desnecessários. Segundo ele, havia uma demanda reprimida que não conhecia e por isso outros cursos serão realizados tendo em vista a grande procura verificada. Explicou que o MP tem uma função importante, que é buscar a eficiência para atender à sociedade, e isso exige ferramentas modernas, até porque membros e servidores precisam estar preparados para as pressões sofridas pela atuação da Instituição e ter os dados e respostas em mãos para adotar as medidas necessárias com a devida agilidade notadamente na área ambiental.

    O curso iniciado hoje será conduzido pelo professor Ardemírio de Barros Silva, que foi apresentado por Marcelo Guedes à turma. Ele atua na graduação, pós-graduação e trabalhos de extensão e pesquisa na Universidade Estadual de Feira de Santana, é autor de livros, mestre em Mineral Exploration pelo Imperial College e doutor em Geographical Information Systems pela The Open University, entre outros títulos, e foi contratado pelo MP para ajudar a implantar o setor de geoprocessamento. Para o professor Barros, que a princípio trabalha com a mata atlântica, é fundamental que seja conhecido todo fragmento desse bioma, o que reduzirá drasticamente as dificuldades não apenas de órgãos públicos, mas de implantação de novos empreendimentos.

    Explica o professor que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) regulamenta o que pode e o que não pode ser desmatado. Mas cabe ao município criar projetos de lei e aprovar ou não esses empreendimentos. O MP dará grande contribuição com o trabalho que vem desenvolvendo na área, o que reduzirá tempo, custos e evitará conflitos desnecessários. O Núcleo Mata Atlântica (Numa), com o Geonuma, já lidava com o geoprocessamento que, segundo a técnica do Cigeo, Andressa Passos, virou uma demanda nacional. Daí o Geonuma ter se expandido e chegou a atuar em outras áreas dando apoio de logística em operações de combate a extração e comércio ilegal de carvão, que culminou na prisão de vários empresários inclusive de outros estados. O próximo curso também atenderá aos promotores de Justiça que conhecerão detalhes das novas ferramentas de trabalho.

    • Publicações4287
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-do-mp-sao-beneficiados-com-curso-de-geoprocessamento/2898291

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)