Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores federais pedem apoio do Parlamento estadual para abertura de negociação

    Um grupo representando diversos órgãos e agências federais esteve na Assembleia Legislativa nesta terça, 10, para pedir apoio dos deputados estaduais nas negociações com o Governo Federal. Os servidores esperam que os deputados estaduais possam articular com a bancada federal a abertura do diálogo.

    Desde 2007 que os servidores públicos federais tentam negociar suas pautas com o Governo Federal, porém além de não terem conseguido avançar muito nas negociações ainda não conseguiram ver sendo cumprido o que foi acordado nesse período. Para tentar fortalecer os servidores foi formado um fórum nacional com 35 entidades com uma pauta unificada para negociar com a Presidência da República.

    Outro problema grave apontado pelos servidores é o sucateamento dos órgãos públicos que carecem de estrutura física e de pessoal. Em um documento assinado pelo Fórum Estadual dos Servidores Públicos Federais no Acre eles reclamam da falta de valorização dos planos de carreira e cobram a defesa das condições de trabalho, além da definição de uma data-base e política salarial permanente com reposição inflacionária e incorporação de gratificações. “As gratificações são maiores que os vencimentos e na aposentadoria tudo cai. Queremos aumento dos vencimentos básicos e não de gratificações que não nos dão segurança”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sindsep), Pedro Nazareno.

    Atentos às reivindicações dos servidores federais, os deputados estaduais tanto de oposição quanto de sustentação ao governo se mostraram solícitos à causa. Líder do PSDB, o deputado Major Rocha, durante a reunião entrou em contato com o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) que se dispôs a tratar do tema durante a próxima sessão da Câmara dos Deputados. “Quando esse grupo subiu ao poder há 12 anos atrás, muitos acreditavam que os servidores viveriam uma nova fase já que eles se colocavam como os maiores defensores dos trabalhadores. Hoje vemos que a situação piorou e muito. A luta dos trabalhadores está sendo desreipeitada inclusive com ameaças de corte de ponto. O mais triste é que os servidores não reivindicam apenas aumento de salário, mas querem principalmente melhoria nas condições de trabalho”.

    Conduzindo a reunião, o primeiro vice-presidente da Assembleia, Helder Paiva (PR), anunciou que o Legislativo acreano irá produzir um documento assinado pelos 24 deputados estaduais reivindicando o apoio da bancada federal e buscando a sensibilização da presidente Dilma Rousseff aos apelos dos servidores federais. “Esta Casa está sempre aberta para as reivindicações justas que vêm dos trabalhadores acreanos e não nos furtaremos de participar desse debate”.

    Yuri Marcel

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-federais-pedem-apoio-do-parlamento-estadual-para-abertura-de-negociacao/3177194

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)