Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    SESI é proibido de dispensas discriminatórias de empregados

    A Justiça do Trabalho concedeu ao Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) antecipação de tutela e determinou que o Serviço Social da Indústria (SESI) parasse de promover dispensas discriminatórias de empregados, que se aposentassem voluntariamente. O descumprimento implicará em multa de R$ 1 mil por empregado dispensado de forma irregular.

    Desde 2006 o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que a aposentadoria voluntária não pode ser invocada como causa de extinção do contrato de trabalho. Mesmo assim, o SESI, quando tomava conhecimento do pedido de aposentadoria de seus empregados, os demitia com justa causa e não os pagava as verbas rescisórias correspondentes à rescisão desmotivada.

    O MPT-SE, ao tomar conhecimento do fato, instaurou procedimento investigatório para apurar as práticas ilícitas relacionadas a assédio moral e atos discriminatórios direcionados aos trabalhadores que escolhiam se aposentar. Nele, constatou-se que tais atos vinham estimulando o ajuizamento de diversas demandas individuais da parte dos prejudicados (cerca de 60% dos aposentados demitidos pelo SESI até setembro de 2017), algumas já com sentença reconhecendo a ilegalidade das ações.



    Fonte: Ministério Público do Trabalho em Sergipe

    Data da noticia: 29/09/2017

    • Publicações30288
    • Seguidores632634
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sesi-e-proibido-de-dispensas-discriminatorias-de-empregados/504370923

    Informações relacionadas

    Ministério Público do Trabalho
    Notíciashá 8 anos

    SESI e SENAI são condenados por excesso de jornada de trabalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)