Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Setembro Amarelo reúne jovens que cumprem medidas socioeducativas

    Na manhã desta quarta-feira (18) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, reuniu mais de 20 adolescentes de unidades socioeducativas de Manaus, para falar sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. A ação faz parte da campanha nacional Setembro Amarelo, que na Assembleia Legislativa segue uma programação especial, desenvolvida pela Escola do Legislativo.

    De acordo com a coordenadora da programação Setembro Amarelo na Aleam, Jacy Braga, o maior índice de suicídio está entre jovens de 15 a 29 anos, e por isso a importância de conscientizar esse público formado por jovens de até 18 anos, em conflito com a lei.

    “Os jovens em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas, fazem parte da faixa etária que apresenta um alto índice de suicídio, e eles precisam de uma conscientização maior ainda, pois são adolescentes que estão afastados da família, passando por conflitos sociais e emocionais. Este jovem precisa ter um planejamento para ser melhor reinseridos na sociedade após cumprir sua pena”, explicou Jacy.

    A psicóloga Camila Macedo, da instituição filantrópica Cruz Vermelha Brasileira Amazonas, conversou com os adolescentes sobre a valorização da vida, a importância da família e amigos no processo de ressocialização e também sobre perspectiva de vida. “Nosso trabalho não se restringe ao setembro amarelo. Durante o ano acompanhamos esses jovens e sabemos da sua desesperança, conflitos internos e questões familiares. É importante falarmos sobre o suicídio, sobre a depressão e deixar claro que todos nós devemos pedir ajuda quando estamos precisando.”, lembrou Macedo.

    Acompanhando jovens do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, a psicóloga Socorro Duarte parabenizou a iniciativa da Aleam e ressaltou a importância de palestras como essa para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “Quando recebemos estes adolescentes, infelizmente percebemos que eles chegam com vários problemas como autoestima baixa, laços familiares rompidos, famílias desestruturadas, dependência química e depressão. Muitas vezes temos que acompanhar jovens com crises de abstinência que apresentam ideação suicida”, afirmou a psicóloga.

    A programação da Campanha Setembro Amarelo na Aleam segue na manhã desta quinta-feira (19), com a palestra “Escuta Qualificada: como ouvir a pessoa com ideação suicida; o que falar e como agir”.

    Diretoria da Escola do Legislativo da Aleam

    Texto: Giselle Campello

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/setembro-amarelo-reune-jovens-que-cumprem-medidas-socioeducativas/758441066

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)