Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Setor de madeira e móveis também deve lucrar com 2014

    há 13 anos

    Tweet Brasília - A Copa do Mundo FIFA 2014 criará 106 oportunidades para as pequenas empresas do setor de madeira e móveis, principalmente no período que antecede o evento. É o que revela o Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, levantamento inédito desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a à Fundação Getúlio Vargas (FGV). As oportunidades mais promissoras no setor estão nas atividades de fabricação, insumos e projetos.

    O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 80 milhões. Os recursos estão sendo aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Central de Negócios. Também foram mapeados os setores de agronegócios, com 132 oportunidades, construção civil (128), comércio (122), produção associada ao turismo (117), tecnologia da informação (105), turismo (98), vestuário (65) e serviços (56).

    Segundo o estudo, a atividade de gerenciamento em madeira e móveis apresenta oportunidades na contratação de micro e pequenas empresas especializadas em consultoria técnica e tecnológica relacionadas a processos produtivos, racionalização de produção, treinamento operacional e controle de qualidade. Na função insumos, as oportunidades estão relacionadas ao fornecimento de matérias-primas, itens para acabamento, acessórios e demais insumos necessários para a fabricação dos produtos do setor de madeira e móveis.

    O coordenador-executivo de projetos da FGV, Roberto Pascarella, ressalta que, de acordo com o tipo de fabricação (móveis seriados ou sob encomenda), o fornecimento de grande volume de insumos é feito em geral por empresas de médio ou grande porte. Contudo, as micro e pequenas empresas que se organizarem para fornecimento conjunto podem oferecer a escala necessária para atender as demandas. Destaca-se a necessidade de formação de redes e alianças entre as empresas de pequeno porte para melhor aproveitarem as oportunidades, informa Pascarella.

    Madeira e móveis

    As demandas também podem surgir no comércio atacadista de madeira e produtos derivados, fabricação de artefatos de madeira, palha, cortiça, vime e material trançado, fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório. Há ainda oportunidades nas áreas de design e decoração de interiores, comércio atacadista especializado de materiais de construção e de materiais de construção em geral.

    O mapeamento identificou ainda os setores em que atualmente as pequenas empresas têm maior atuação, dando escala de densidade de 0 a 1. Nesse sentido, destacam-se o comércio atacadista de madeira e produtos derivados (0,88), fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias (0,82), representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens (0,73), comércio atacadista de tecidos, artefatos de tecidos e de armarinho (0,76). A baixa densidade não significa, porém, que a atividade oferece pouca oportunidade para as empresas.

    Requisitos

    Para potencializar todas as oportunidades, as pequenas empresas precisam investir em conhecimento específico e atender a requisitos eliminatórios e classificatórios apontados pelo mapeamento. Os requisitos eliminatórios são aqueles, geralmente, de caráter obrigatório, como certidões negativas de débitos tributários federais, estaduais e municipais, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e alvará de funcionamento.

    Os classificatórios são os que agregam valor à empresa, estabelecendo diferenciais competitivos, certificação, aspectos de sustentabilidade, dentre outros. Na documentação específica, destaca-se a conformidade com normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em gestão, avalia-se a qualificação pessoal em área técnica e política de segurança e saúde ocupacional. Já em sustentabilidade, destacam-se a certificações ISO 14001 e declaração de não-contratação de menores.

    Serviço

    Agência Sebrae de Notícias: (61) / /

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores223
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/setor-de-madeira-e-moveis-tambem-deve-lucrar-com-2014/2806161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)