Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sidney Leite cobra plano de carreira para professores do interior do Amazonas

    Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Sidney Leite (DEM) denunciou que há municípios do estado que possuem apenas 10% de professores no quadro efetivo das prefeituras, sendo os demais contratados.

    Leite afirma que não há mais como aceitar essa situação e é preciso conversar com os secretários de educação, com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE) para que todos os municípios possam elaborar um plano de cargos e carreira dos trabalhadores de educação e realizar também concursos públicos para o magistério.

    “Não podemos ter avanços na educação se não dermos uma garantia, uma segurança jurídica para os trabalhadores da educação”, afirmou o parlamentar que é presidente da Comissão de Educação da ALEAM.

    Para Sidney Leite, é preciso investir na qualificação continuada dos professores a fim de melhorar a qualidade da educação no interior. Ele relembrou que quando foi instituído o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), o valor do repasse era muito menor do que se recebe hoje, mas mesmo assim, alguns municípios e o governo do Estado investiram no acesso dos professores à graduação.

    “Foi um grande mutirão, houve um esforço e por que não continuaram?” questionou o deputado, ressaltando que as conferências municipais e estadual de educação são oportunidades para discutir a questão também com a Fundação Universidade do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma vez que há a dificuldade na formação em algumas áreas, como química, física, matemática e biologia, em alguns municípios.

    Cursos Técnicos

    Em seu discurso, Sidney Leite destacou a abertura das inscrições do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 2013, que visa à ampliação da oferta de vagas na Educação Profissional.

    O objetivo do programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Maiores informações podem ser consultadas http://pronatec.mec.gov.br.

    TEXTO: Assessoria do Deputado Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sidney-leite-cobra-plano-de-carreira-para-professores-do-interior-do-amazonas/100349465

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)