Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Simpósio Estadual do Ministério Público é aberto com conferência sobre meio ambiente

    Na solenidade de abertura do Simpósio Estadual do Ministério Público, realizada na manhã de terça-feira, 15, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, a procuradora-geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro entregou a “Medalha do Mérito do Ministério Público do Maranhão Celso Magalhães” ao desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, oriundo do Ministério Público maranhense, e ao presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, o procurador de Justiça mineiro Jarbas Soares Júnior. As homenagens foram realizadas durante a sessão solene do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça do MPMA.

    Um dos objetivos do evento é articular discussões capazes de estimular um modelo de cultura jurídica que seja comprometido com os direitos fundamentais, envolvendo a noção de Ministério Público na nova temática da sustentabilidade da construção das cidades no Estado Democrático de Direito.

    A conferência magna do evento intitulada “Proteção jurídica do meio ambiente e as cidades sustentáveis” foi proferida pelo procurador de Justiça Jarbas Soares Júnior. Antes da exposição, o conferencista teceu elogios a São Luís - a única capital brasileira que ainda não conhecia - em especial à conservação dos prédios do Centro Histórico, mas criticou a ocupação desordenada na área nobre, próxima às praias.

    No começo da conferência, ele enumerou os instrumentos jurídicos de proteção ao meio ambiente e de ordenamento da ocupação do solo urbano, a exemplo da Lei de Crimes Ambientais e do Estatuto das Cidades.

    A desigualdade econômica foi apontada pelo conferencista como espelho do desordenamento das áreas urbanas. “No Brasil instalou-se uma injustiça, nas áreas poluídas das cidades moram os pobres. Nas preservadas, habitam os ricos”.

    Para o procurador de Justiça, a instituição possui todos os instrumentos para exigir a ocupação e o uso ordenado do solo urbano e defender a preservação do meio ambiente. “O Ministério Público pode e deve ser um eficiente fiscal das políticas públicas”, declarou.

    Jarbas Soares Júnior voltou a afirmar que São Luís possui um patrimônio cultural rico, “porém precisa ser mais promovido”. “Não podemos deixar que a poluição hídrica, a construção desordenada de edifícios e a ocupação das dunas continuem”, completou.

    O conferencista agradeceu, ainda, o recebimento da Medalha do Mérito do Ministério Público do Maranhão Celso Magalhães. “É uma grande honra ostentar o nome deste grande promotor público que foi Celso Magalhães”, finalizou.

    Por último, a procuradora-geral de Justiça Fátima Travassos entregou ao presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente uma placa de agradecimento pela participação dele no simpósio. “Nós acreditamos nos homens e mulheres deste país de bons propósitos como é o caso de Jarbas Soares Júnior”, declarou.

    Outras atividades do simpósio, na manhã de terça-feira, foram os lançamentos dos livros “Crime Organizado e Organizações Criminosas e Mundiais”, da promotora de Justiça Ana Luiza Almeida Ferro, e "A Nulidade Absoluta da Audiência de Instrução Criminal Realizada Sem a Presença do Ministério Público", do analista ministerial André Gonzalez Cruz.

    A programação da manhã foi encerrada com o painel “Ética e Cidades Sustentáveis”, proferido pelo professor português Rafael Gomes Filipe, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e o procurador de Justiça do MPSC Paulo de Tarso Brandão.

    Estiveram presentes na abertura do simpósio dezenas de membros do MPMA.O evento prossegue até a tarde de quarta-feira, 16.

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simposio-estadual-do-ministerio-publico-e-aberto-com-conferencia-sobre-meio-ambiente/2038211

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)