Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    SINDCFC pede intervenção de Savi para retomada de cursos

    Os dirigentes sindicais buscam a liberação, por parte do Governo do Estado, da fiscalização necessária para a validação dos cursos especializados

    Representantes do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso (SINDCFC) se reuniram com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), para tratar da suspensão do funcionamento dos cursos especializados no interior do Estado sob a alegação de contingenciamento orçamentário. Os dirigentes sindicais buscam a liberação, por parte do Governo do Estado, da fiscalização necessária para a validação dos cursos.

    Conforme ofício protocolado pelo SINDCFC, o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), determinou a suspensão do funcionamento dos cursos especializados em todos os municípios do interior do Estado, sob a alegação de contingenciamento orçamentário, motivo pelo qual se justifica o não envio de agentes para realizar a competente fiscalização.

    O presidente do SINDCFC, Djalma Nogueira de Souza, ressalta que a urgência na solução do problema vem da necessidade de adequar-se a Resolução 410 editada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que exige o curso de especialização aos profissionais que trabalham no transporte de cargas pesadas e também para os mototaxistas e motofretistas.

    A medida austera por parte do Detran vem causando enormes prejuízos financeiros aos CFC's, vez que estes se encontram impedidos de promoverem os aludidos cursos especializados e também vem ganhando dimensões maiores quanto aos condutores de veículos que necessitam da qualificação com urgência para continuarem exercendo suas atividades, destacou o presidente do sindicato.

    A medida alternativa sugerida pela categoria é a delegação temporária dos agentes lotados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) para realizar as fiscalizações necessárias.

    O presidente do Detran, Gian Castrillon, explica que para fazer a fiscalização, é necessário deslocar servidores efetivos da Capital para o interior do Estado, o que no momento é impossível devido o contingenciamento de recursos para a liberação de diárias. Estamos estudando uma solução para o problema e vamos tentar resolver de forma a causar o mínimo de prejuízos possíveis assegurou Castrillon ao afirmar que iria se reunir hoje mesmo com o SINDCFC.

    Os dirigentes sindicais apresentaram ainda outras três reivindicações ao deputado Mauro Savi: liberação no sistema Detrannet para que os CFC's possam emitir o Renach da 1ª habilitação, bem como as Licenças para Aprendizagem (LADV); aumento do tempo de recredenciamento dos CFCs de um ano para dois anos, e a exigência da carteira de habilitação categoria D para instrutores sem que haja a obrigatoriedade do prazo mínimo de um ano, como se pretende.

    O deputado Mauro Savi recebeu as reinvindicações e afirmou que vai se empenhar junto ao Detran para encontrar uma solução que atenda tanto a categoria quanto ao Governo do Estado. Estamos aqui para dialogar e buscar soluções para esses problemas, assegurou.

    O assessor jurídico do SINDCFC, Adriano Ambrósio Pereira, afirmou que a fiscalização dos cursos foi suspensa pelo Detran em 29 de janeiro de 2013, dias antes do início da fiscalização referente à Resolução 410. Conforme Pereira, o Sindicato já impetrou mandado de segurança para garantir retomada da fiscalização o mais rápido possível.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6519 / 6507 / 8110-8484

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindcfc-pede-intervencao-de-savi-para-retomada-de-cursos/100387856

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)