Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sindimoto firma acordo com MPT, abstendo-se de cobrar contribuição confederativa e assistencial de não-filiados

    Em caso de descumprimento, sindicato fica sujeito a multas

    O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) firmou acordo com o Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto), extinguindo a cobrança de contribuição confederativa de trabalhadores não-filiados. A cobrança, irregular, fez o MPT acionar o Sindimoto judicialmente. Liminar concedida pela 13ª Vara do Trabalho de Porto Alegre em ação civil pública (ACP), em maio de 2014, já havia proibido a conduta. O caso foi conduzido pelo procurador do Trabalho Luiz Alessandro Machado.

    Com o acordo, o Sindimoto se compromete, sob pena de multas, a não cobrar ou solicitar a empresas a cobrança de contribuição confederativa, assistencial, negocial, de revigoramento ou fortalecimento sindical, ou outra da mesma natureza ou assemelhada, de não filiados. Também não pode inserir previsão de cobrança de não-filiados em acordos coletivos de trabalho. O valor das multas, definidas entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, de acordo com a infração, é reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    Clique aqui para acessar a íntegra do acordo

    ACP nº 0020396-35.2014.5.04.0013

    • Publicações1296
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindimoto-firma-acordo-com-mpt-abstendo-se-de-cobrar-contribuicao-confederativa-e-assistencial-de-nao-filiados/249366234

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)