Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Sinésio Campos reativa discussão do Manta-Manaus como solução logística para o Distrito Industrial

    O líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Sinésio Campos (PT) voltou a defender nesta quarta-feira (30), a importância do projeto de intermodal Manta-Manaus como solução para o problema de logística no transporte de insumos para o Distrito Industrial. Desde 2008 o parlamentar tenta viabilizar a implantação da proposta de unir a Amazônia brasileira com o Pacífico equatoriano, junto ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e os governos do Equador, Peru e Colômbia.

    Na última sexta-feira (26), em reunião da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Energia e Gás, presidida por Sinésio, o depurado reeditou o Grupo de Trabalho que vai tratar sobre a rota intermodal a partir de maio, com visitas aos governos do Equador, Peru e Colômbia. “Estamos reativando o projeto Manta-Manaus e vamos mostrar, com estudos e pesquisas, que a proposta é viável para a economia do Amazonas”, defendeu o líder governista.

    O grupo foi criado em 2008 e é formado por representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Receita Federal, secretaria de Planejamento (Seplan), Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), Federação e o Centro das Indústrias do Amazonas (Fieam e Cieam), Companhia de Navegações, Portos e Hidrovias (Snph) e Marinha do Brasil.

    De acordo com o deputado, existe um plano integral de melhoramento e adequação de portos, que vai reduzir em até 20 dias o tempo do transporte de cargas até Manaus. “Isso gera menos custos e torna os produtos da zona Franca mais competitivos”, disse Sinésio Campos. A ideia, segundo o parlamentar, é reunir na segunda quinzena de maio com os representantes da indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM) e consulados de países fronteiriços para uma reunião preparatória que o grupo fará no Equador, Peru e Colômbia.

    “Precisamos dar continuidade nessa discussão”, disse Sinésio, avaliando que a rota Manta-Manaus abre novos horizontes para o PIM. “É triste saber que um assunto que discutimos em 2008 tenha ficado nas gavetas, agora vamos rever novamente essa discussão”, frisou.

    No encontro, o representante do governo do Equador, Pablo Ivan Paz, destacou que o corredor logístico Manta-Manaus integra os países fronteiriços com possibilidades comerciais, além de promover o desenvolvimento sustentável. “Já está havendo um desenvolvimento de forma integrada de governo. O que falta é uma política pública direcionada que torne comum a integração de transporte fluvial amazônico, com condições de navegabilidade e também por estradas”, informou.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sinesio-campos-reativa-discussao-do-manta-manaus-como-solucao-logistica-para-o-distrito-industrial/100491012

    Informações relacionadas

    Representantes do Equador visitam Aleam para tratar sobre projeto Manta-Manaus

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)