Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    "Só resta me despedir de minha toga e entrar na vida privada", diz Ramalho

    há 13 anos

    Honradez e dignidade foram as palavras que marcaram a despedida do desembargador Mário Casado Ramalho das atividades do Poder Judiciário alagoano, nesta terça-feira (15), durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Após 43 anos de atuação, o decano da magistratura local, que se aproxima dos 70 anos, vai requerer a aposentadoria por atingir a idade limite de permanência no desempenho das atividades jurisdicionais. Mário Ramalho se despede com a sensação de satisfação e de dever cumprido pela dedicação no desempenho de suas atividades.

    Os desembargadores que compõem a Corte estadual ao lado de Mário Ramalho proferiram palavras de carinho e renderam agradecimentos ao companheiro. O desembargador-presidente do TJ/AL, Sebastião Costa Filho, lamentou a saída do amigo que, na sua opinião, ainda teria muito a dar ao Judiciário. “Mário Casado só fez honrar a Justiça alagoana. É um homem sério, digno. Sinto-me muito honrado em tê-lo como amigo, mais ainda, tomo a liberdade de dizer, como irmão. Quero dizer que o seu nome jamais será esquecido na amplidão do Judiciário alagoano”.

    O desembargador Estácio Gama disse que Mário Ramalho foi um espelho para todos, pois sempre manteve uma conduta ilibada. Já a desembargadora Elisabeth Carvalho comentou que ele é um ser que se destaca pelas próprias características, não sendo necessário que os defeitos alheios apareçam pra isso acontecer. A vice-presidente do TJ, desembargadora Nelma Padilha traduziu o companheiro em cinco qualidades: integridade moral, serenidade, bondade, compreensão e humildade.

    O desembargador Tutmés Airan falou de seu orgulho em ter compartilhado os dois anos no TJ/AL ao lado de Mário Ramalho. Além dos colegas da Corte, advogados e juizes presentes subiram ao plenário para render os cumprimentos e as felicitações ao magistrado. Esposa, filha, netos e equipe de trabalho também prestigiaram a última sessão em que Mário Ramalho votou como membro da Corte estadual.

    “Dei o melhor de mim para desempenhar a missão que me foi dada na Terra. Deixo a vida pública após mais de 40 anos. Em momento nenhum me arrependi das escolhas que fiz. Foi uma honra exercer a magistratura. Assim, terminado meu tempo de serviço, me retiro, volto com mais frequência ao retiro da minha família. Só resta me despedir de minha toga e entrar na vida privada, despediu-se Mário Casado Ramalho.

    Trajetória

    Mário Casado Ramalho ingressou na magistratura em 20 de fevereiro de 1968, ano em que foi nomeado juiz de Direito da comarca de Água Branca (1ª Entrância). Em 18 de fevereiro de 1971 foi removido, a pedido, para a comarca de Colônia Leopoldina (1ª Entrância). Foi promovido, por merecimento, para a comarca de Capela (2ª Entrância) em 02 de abril de 1974 e removido, a pedido, para a comarca de Atalaia (2ª Entrância) em 28 de agosto de 1975.

    Foi promovido, por merecimento, para a comarca da Capital em 06 de julho de 1981 e serviu, sucessivamente, como juiz titular da 9ª Vara, da 3ª Vara de Família e da 2ª Vara Cível de Feitos Não Privativos. Atuou como Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), entre dezembro de 1997 e maio de 1999. Finalmente, ingressou por antiguidade no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas em 05 de maio de 1999.

    Rivângela Santana

    Estagiária sob a supervisão da Dicom TJ-AL

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações439
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/so-resta-me-despedir-de-minha-toga-e-entrar-na-vida-privada-diz-ramalho/2566799

    Informações relacionadas

    Associação Alagoana de Magistrados
    Notíciashá 12 anos

    Juiz Alfredo dos Santos Mesquita é promovido à 3ª entrância

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)