Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Sossella busca ampliação de cobertura para Tapejara e Santa Cecília do Sul

    A utilização de uma torre de transmissão de televisão irá melhorar o sinal nos municípios Os municípios de Tapejara e Santa Cecília devem enviar à Vivo um projeto com o perfil financeiro e econômico dos municípios para demonstrar a necessidade de melhorar a cobertura de telefonia móvel. A ampliação do sinal foi solicitada pelo deputado Gilmar Sossella (PDT) e por representantes das cidades em reunião com a empresa nesta semana.

    Segundo o vice-prefeito Vilmar Merotto, Tapejara é um município próspero, o sétimo em crescimento populacional. “O Censo de 2010 registrou aumento na nossa população rural e, além disso, temos a previsão de construção de uma perimetral, que também atrairá mais empresas para a cidade num local em que não há sinal de celular”.

    A Vivo está presente no município com duas antenas de telefonia móvel instaladas em 2006. A cobertura oferecida é de tecnologia de terceira geração (3G), mas variações no relevo obstruem o sinal em diversos pontos, especialmente na comunidade de São Brás.

    Conforme Artur Alexandre Souto, chefe de gabinete do deputado Sossella e representante de Santa Cecília do Sul na reunião, o município vizinho a Tapejara tem mais de 1.600 habitantes e não conta com cobertura de nenhuma operadora. Ainda segundo Souto, a cidade possui agricultura forte e cerca de 200 aviários, que compreendem grande parte da economia local. “Ocorre que os agricultores e avicultores têm dificuldade para se comunicar pelo celular, o que atrapalha as negociações, aquisição de insumos e venda dos produtos”, destacou.

    Souto verificou, ainda, a possibilidade de a empresa de telefonia utilizar uma torre de transmissão de televisão instalada no ponto mais alto do município para oferecer sinal de celular para Santa Cecília do Sul e para a comunidade de São Brás.

    De acordo com Francisco Royer, engenheiro da Vivo, o compartilhamento da torre em Santa Cecília do Sul é financeiramente viável. “Faremos um cálculo da receita estimada e custos para implantação e manutenção da rede. Será importante fornecer um documento que destaque as características sócio-econômicas dos municípios e reforce a necessidade de implantação”, informou.

    Royer ressaltou que grande parte do orçamento da Vivo para este ano será consumida por dois projetos, que não incluem os municípios. “Todos os nossos estudos são avaliados e consolidados pela sede da empresa em São Paulo e concorrem com todos os projetos do país. O êxito da solicitação depende das informações expostas no documento”, enfatizou. Segundo o engenheiro, não é possível melhorar a potência ou aumentar a altura das torres em Tapejara.

    Vilmar Zanatta, agricultor e líder comunitário em São Brás, e Luiz Fernando Sossella, também morador da localidade onde não há cobertura de telefonia móvel, ajudarão a prefeitura de Tapejara na elaboração do projeto. Eles farão um abaixo-assinado para demonstrar a mobilização e interesse da comunidade. Artur Alexandre Souto deverá reunir as informações referentes a Santa Cecília do Sul.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sossella-busca-ampliacao-de-cobertura-para-tapejara-e-santa-cecilia-do-sul/2580942

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)