Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STF fixa tese e valida não cumulatividade da COFINS como constitucional

    Órgão reconheceu tese de repercussão geral que vinha sendo discutida desde antes de 2017

    Em julgamento realizado em 2017, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam que a não cumulatividade da Cofins é constitucional. No entanto, até a última quarta-feira, 02 de setembro, essa tese ainda não havia sido fixada pelo Órgão.

    Sugerido pelo ministro Edson Fachin, o entendimento de que “é constitucional a previsão em lei ordinária que introduz a sistemática da não cumulatividade à Cofins, dado que observa os princípios da legalidade, isonomia, capacidade contributiva global e não confisco” foi aceito por maioria na Suprema Corte e agora deverá ser seguido por todos os tribunais do país.

    No julgamento, os magistrados analisaram o RE 570.122, movido por indústria farmacêutica contra a Lei nº 10.833/2003, validando a MP 135/03, que aumentou a alíquota do tributo de 3% para 7,6%, alterando o regime para adotar a não cumulatividade da Cofins. Nele, a contribuinte alegava que a alteração não poderia ter sido encaminhada por medida provisória.

    Com a decisão da Corte, estima-se que mais de 500 processos voltarão a tramitar nas instâncias inferiores do judiciário. Por discutirem tema reconhecido em repercussão geral, eles não podiam avançar até que o STF fixasse sua tese sobre a matéria.

    Para melhor entender as implicações dessa decisão na realidade tributária do seu negócio, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

    Fonte de referência: Portal Conjur.

    Marcelo - adv. Tributarista

    C&S ADVOGADOS ASSOCIADOS

    • Sobre o autorEx: Especialista em direito tributário
    • Publicações11
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-fixa-tese-e-valida-nao-cumulatividade-da-cofins-como-constitucional/932461834

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)