Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STF mantém recebimento de denúncia no caso banco BMG

    Publicado por Carta Forense
    há 16 anos

    Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (11) decisão liminar da Corte que, em julho de 2007, reconheceu a legalidade do recebimento de denúncia feita contra acusados de envolvimento em supostos empréstimos fraudulentos realizados pelo banco BMG ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao grupo de empresas pertencentes a Marcos Valério durante o tempo em que teria vigorado o esquema do "mensalão".

    Nesta tarde, os ministros indeferiram pedido de Habeas Corpus (HC 91593) feito por Ramon Hollerbach, sócio de Marcos Valério. Ele alegou que a denúncia, feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais, foi recebida pela primeira instância no dia em que José Genoíno (PT-SP), que está entre os acusados, foi diplomado deputado federal.

    Quando da decisão liminar, os ministros chegaram à conclusão que, ao contrário do alegado, a denúncia foi devidamente recebida pela 4ª Vara Federal Criminal de Minas Gerais um dia antes da diplomação do deputado.

    Hoje, o relator do habeas, ministro Março Aurélio, reafirmou esse entendimento. "Quando do recebimento da denúncia [pela Justiça mineira], não se tinha ainda o envolvimento do detentor da prerrogativa de foro [Genoino]", disse.

    Foro especial

    Com a prerrogativa de foro de Genoino, a Ação Penal (AP 420) do caso BMG subiu para o Supremo e tem como relator o ministro Joaquim Barbosa, que também conduz o inquérito do "mensalão". Ele analisou e afastou a ocorrência de qualquer ilegalidade no oferecimento erecebimento da denúncia sobre os empréstimos fraudulentos do BMG. O habeas corpus de Hollerbach e de outros acusados na mesma ação penal foram impetrados contra a decisão do ministro Barbosa.

    Hoje,ministros presentes à sessão chegaram a fazer ressalva sobre a impossibilidade de se impetrar habeas contra decisão de ministro do STF. A questão foi superada nesse julgamento porque a liminar já havia sido analisada e negada pelo Plenário.

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2580
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-mantem-recebimento-de-denuncia-no-caso-banco-bmg/108162

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 6 anos

    Ação revisional de alimentos no novo CPC

    Petição Inicial - TJSP - Ação Ordinaria de Revisão de Pensão Alimentícia com Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento Comum Cível

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 5 anos

    Força-tarefa denuncia ex-executivos do Banco Paulista por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)