Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STF nega liminar do TJSP e mantém pedido da Ordem para revistas por agentes do mesmo gênero

    há 6 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atendeu pleito da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, determinando que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) implemente as medidas necessárias para que as revistas pessoais, em bolsas e pastas, realizadas nas dependências forenses, sejam feitas exclusivamente por agentes de segurança do mesmo gênero que a pessoa averiguada. A medida foi garantida pelo relator da matéria no Supremo, ministro Edson Fachin.

    O TJ SP havia impetrado mandado de segurança, com pedido liminar, para revogar a decisão do CNJ. Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, que vem trabalhando pela questão desde o seu início, comemora a manutenção da decisão do CNJ pelo STF: “É mais um avanço nessa nossa luta para trazer maior dignidade às mulheres advogadas. O empenho por uma solução definitiva continua, para que essas revistas sejam extintas para advogados e advogadas, diante da simples apresentação da carteira da Ordem”, afirmou.

    O ministro Fachin relatou no despacho: “De fato, a medida pleiteada pela Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Seção Bandeirante, no sentido de impedir a ocorrência de constrangimentos e violação à dignidade das mulheres e, em particular, das advogadas quando submetidas à revista pessoal e à revista de bens quando do ingresso nas dependências judiciárias no Estado de São Paulo, é dotada de razoabilidade e visa à proteção da intimidade representada pelo conteúdo de bolsas, pastas e afins”.

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-nega-liminar-do-tjsp-e-mantem-pedido-da-ordem-para-revistas-por-agentes-do-mesmo-genero/626797806

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)