Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STF proíbe apreensão de veículos com débitos no território brasileiro

Publicado por Arlindo Medina
há 6 anos

 O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a decisão adotada pelos Estados de apreender bens para forçar o contribuinte a pagar impostos.

 Os julgados do STF que decidiram pela inconstitucionalidade da apreensão de bens por parte do Estado para obrigar o cidadão a pagar impostos, constam nas súmulas 70, 323 e 547. O ministro Joaquim Barbosa diz que “historicamente o STF reafirma a impossibilidade de o Estado impor esse tipo de sanção ao contribuinte, como forma de coagi-lo a quitar débito”. Relata ainda que “é inadmissível a apreensão como meio coercitivo para pagamento de tributos”.

 Ainda nos julgados, o ministro Marco Aurélio reafirma que a jurisprudência do STF é consolidada, no sentido de ser “inconstitucional qualquer ato que implique forçar o cidadão ao recolhimento de imposto”.

 O ministro Carlos Alberto Menezes arremata, afirmando ser necessária uma repressão imediata, com relação a esse tipo de comportamento, pois o contribuinte fica totalmente descoberto.

  • Publicações41
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6824
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-proibe-apreensao-de-veiculos-com-debitos-no-territorio-brasileiro/532771818

Informações relacionadas

Marcílio Guedes Drummond, Advogado
Artigoshá 8 anos

Veículo não pode ser apreendido por estar com o IPVA atrasado

Elder Nogueira, Advogado
Artigoshá 5 anos

É proibida a 'apreensão' de veículo por débito de IPVA? Veja o que o STF decidiu sobre o tema

Ana Paula Domingues Garcia, Advogado
Notíciashá 6 anos

Carro não pode ser apreendido em blitz por causa de IPVA atrasado, dizem tributaristas.

Petição Inicial - Ação Liberação de Veículo Apreendido

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso procede ou e faik continuar lendo