Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    STJ admite creditamento do ICMS sobre materiais intermediários que não se incorporam ao produto final

    No último dia 11 de outubro de 2023, a 1ª Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao analisar o EAREsp n.º 1.775.781/SP, reconheceu, por unanimidade, o direito ao aproveitamento de créditos do ICMS relativos à aquisição de produtos intermediários, considerados essenciais e relevantes para viabilizar a atividade-fim da indústria. Segundo Victoria Rypl, advogada da área de Direito Tributário da Andersen Ballão Advocacia, essa decisão é de extrema importância, pois busca uniformizar a interpretação do Tribunal a respeito do creditamento do ICMS sobre produtos intermediários e se mostrou bastante favorável aos contribuintes.

    “A 1ª Seção do STJ deixou de limitar o crédito sobre os itens que sejam apenas desgastados ou consumidos gradualmente no processo produtivo, bem como deixou de exigir o contato direto com o produto industrializado. Passou-se a analisar a essencialidade e a relevância de cada item gasto para viabilizar a atividade-fim da indústria”, explica a advogada. A recomendação da profissional é que todas as empresas industriais realizem a revisão da tomada de créditos do ICMS sobre produtos intermediários. “O tema ganha urgência e especial relevância no cenário pré-reforma tributária, na medida em que a recuperação de créditos anteriores ao início da vigência do IBS sofrerá limitações temporais”, alerta.

    De acordo com a advogada, “apesar do julgamento não ter sido realizado na sistemática de recursos repetitivos, trata-se de importante precedente a respeito do tema, uniformizando o entendimento do STJ sobre o creditamento do ICMS sobre produtos intermediários. Assim, poderá impactar indiretamente todas as empresas industriais, cuja produção esteja sujeita à incidência do ICMS”.

    • Publicações23
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-admite-creditamento-do-icms-sobre-materiais-intermediarios-que-nao-se-incorporam-ao-produto-final/2400720498

    Informações relacionadas

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 9 dias

    Decisão do STF: cobrança de ICMS para empresas do simples nacional exige lei específica

    Grupo Bettencourt, Contador
    Notíciashá 10 dias

    Declaração sobre Operações Imobiliárias – DOI-Web

    Grupo Bettencourt, Contador
    Notíciashá 10 dias

    Empresa é condenada por reter e não dar baixa em Carteira de Trabalho após dispensa de empregado

    O que você advogado precisa saber para não ter prejuízo ao fazer indicações e parcerias

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 10 dias

    Testemunha de Jeová e cirurgia sem transfusão de sangue: TJ-SP garante o direito

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)