Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024

STJ autoriza dedução retroativa de juros sobre capital próprio na apuração do lucro

ano passado

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao julgar os Recursos Especiais n.º 1.955.120 e 1.946.363, decidiu que a pessoa jurídica pode fazer a dedução retroativa dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) e deduzir a base de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), retirando-os da apuração do lucro real.

O JCP é uma remuneração aos investidores (sócios ou cotistas) de empresas de capital aberto, o lucro é distribuído conforme a fração de direito de cada sócio que pode se dar em forma de capitalização ou dinheiro. Esses valores distribuídos são passíveis de dedução da base de cálculo do IRPJ e CSLL na sistemática do Lucro Real, o que, no limbo do direito administrativo-tributário, independe do tipo societário.

Nesse cenário, o ponto de discussão do Resp. era a possibilidade de as empresas atrasarem o pagamento e, quando ocorresse, fosse descontado o montante integral e de uma só vez na apuração do lucro real.

Contudo, a posição do colegiado foi de confirmar a jurisprudência já existente no STJ, ao prever que a dedução do JCP sobre o lucro real não deve respeitar o regime de competência, não estabelecendo limitação temporal.

  • Sobre o autorInteligência jurídica para negócios inovadores
  • Publicações47
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações38
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-autoriza-deducao-retroativa-de-juros-sobre-capital-proprio-na-apuracao-do-lucro/1730425412

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)