Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STJ homenageia ministros que passaram pela casa

    há 8 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza no próximo dia 17 (quarta-feira), em Brasília, uma cerimônia em homenagem a 12 ministros que se passaram pelo tribunal. O evento será marcado pela publicação de mais uma edição da Coletânea de Julgados e Momentos Jurídicos dos Magistrados no TFR e no STJ.

    Entre os homenageados, há magistrados que foram para o Supremo Tribunal Federal (STF), ex-presidentes do STJ e outros ministros que marcaram época na corte.

    Além do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, a solenidade deve reunir magistrados ativos e aposentados e familiares dos homenageados no Plenário do tribunal, a partir das 18h. A homenagem é uma tradição e está prevista no Regimento Interno da corte (artigo 337).

    Elaborada pela Coordenadoria de Memória e Cultura (SED), a publicação existe desde 1991 e já possui 70 volumes. O objetivo é resguardar a memória da corte. Os periódicos dessa coleção proporcionam um panorama da atuação do Poder Judiciário na importante missão de promover a justiça e a cidadania.

    O conteúdo da coleção pode ser encontrado no site do STJ em Consultas > Publicações Institucionais.

    Mais informações com a Coordenadoria de Memória e Cultura pelo telefone (61) 3319- 8326.

    A homenagem será no plenário do tribunal, às 18h.

    Confira a lista dos ministros homenageados:

    Evandro Gueiros Leite – Ministro do STJ de 1988 a 1990. Natural de Canhotinho (PE), foi presidente do Tribunal Federal de Recursos (1987-1989) na época da criação do STJ. Professor, autor e palestrante, entre outros ofícios.

    Hélio Quaglia Barbosa (in memoriam) – Ministro do STJ de 2004 a 2008. Natural de São Paulo, foi professor e autor de diversas obras. Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, é autor do modelo de estatuto para servidores públicos.

    Francisco Peçanha Martins (in memoriam) – Ministro do STJ de 1991 a 2008. Natural de Salvador (BA), foi vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (2006 - 2008), líder estudantil e especialista em direito econômico, entre outros destaques.

    Humberto Gomes de Barros (in memoriam) – Ministro do STJ de 1991 a 2008 e ex-presidente do tribunal. Natural de Maceió (AL), foi procurador-geral do Distrito Federal, presidente do conselho de administração do STJ e membro da Academia Alagoana de Letras.

    Luiz Fux – Ministro do STJ de 2001 a 2011. Natural do Rio de Janeiro, aposentou-se do STJ para ingressar em uma das vagas do STF. É professor e autor de vários livros e já recebeu diversas condecorações e títulos.

    Teori Albino Zavascki – Ministro do STJ de 2003 a 2012. Natural de Faxinal dos Guedes (SC), foi escolhido para umas das vagas do STF, onde atua hoje. É relator dos processos da operação Lava Jato no Supremo.

    José de Castro Meira – Ministro do STJ de 2003 a 2013. Natural da Bahia. Atuou no Ministério Público estadual da Bahia e na Procuradoria da Fazenda Nacional e foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral, entre outras funções.

    Eliana Calmon Alves – Ministra do STJ de 1999 a 2013. Natural de Salvador (BA), foi a primeira ministra do STJ. Professora e autora, ocupou cargos como o de ministra do Tribunal Superior Eleitoral e de corregedora nacional de Justiça.

    Arnaldo Esteves Lima – Ministro do STJ de 2004 a 2014. Natural de Novo Cruzeiro (MG), autor de livros, presidente da Quinta Turma de 2006 a 2008, diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (2013 a 2014), entre outros.

    Sidnei Agostinho Beneti – Ministro do STJ de 2007 a 2014. Natural de Ribeirão Preto (SP), autor de diversos livros, participou de entidades internacionais de magistrados. Fala seis idiomas. Ingressou na magistratura em 1972.

    Ari Pargendler – Ministro do STJ de 1995 a 2014 e presidiu o tribunal no biênio 2010-2012. Natural de Passo Fundo (RS). Foi procurador da República, ministro do TSE, professor e membro do Conselho da Justiça Federal, entre outros.

    Gilson Langaro Dipp – Ministro do STJ de 1998 a 2014. Natural de Passo Fundo (RS). Vice-presidente do STJ de 2012 a 2014, ocupou os cargos de ministro do TSE e de vice-presidente do Conselho da Justiça Federal, entre outros.

    FS e CG

    • Publicações19150
    • Seguidores13391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações174
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-homenageia-ministros-que-passaram-pela-casa/305253425

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)