Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Suape entrega 85 títulos de posse de terra a agricultores em Barreiros

    A administração do Complexo Portuário de Suape entregou, no último domingo (14), 85 títulos de posse a agricultores oriundos dos Engenhos Ilha e Jurissaca, no Cabo de Santo Agostinho, que foram remanejados pelo complexo para a construção da Companhia Siderúrgia Suape (CCS).

    As novas terras ficam localizadas em Barreiros, na Zona da Mata Sul do Estado, a 110 quilômetros do Recife. A CSS é um projeto estruturador privado de R$ 1,64 bilhão e o empreendimento que ajudará a alavancar a economia de Pernambuco deve fornecer matéria prima para as cadeias produtivas naval, automotiva e eólica. No pico da produção, a siderúrgica deverá produzir até um milhão de toneladas por ano de aços laminados.

    De acordo com a administração do porto, cada família foi contemplada com uma parcela de cinco hectares no assentamento Valdir Ximenes Farias, cuja área total compreende 1,1 mil hectares, divididos entre os engenhos Bombarda e Roncador. A cerimônia de entrega aconteceu no próprio assentamento, com a presença dos agricultores e de integrantes da empresa Suape e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e responsável por todo o processo.

    Segundo as partes envolvidas, o governo do estado investiu R$ 553 mil no projeto do assentamento, adquirido por negociação conduzida pela Procuradoria Geral do Estado , conforme Decreto nº 37.840, de 7 de fevereiro de 2012. Os primeiros agricultores se mudaram para lá em junho de 2012 e atualmente 85 famílias residem no local, onde há plantação de diversas culturas, entre elas, abacaxi, feijão, fava, macaxeira, inhame, jerimum, milho, melancia e coco.

    O diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio do Complexo Industrial Portuário de Suape, Sebastião Pereira Lima Filho, informou durante a solenidade, que, dentro de cinco anos, os agricultores receberão a propriedade da terra, se comprovarem efetivamente a prática da lavoura. “Este momento é de uma simbologia muito grande. Hoje (domingo), estamos entregando o título de posse e não tenho a menor dúvida que, daqui a cinco anos, o governador entregará a vocês a propriedade da terra”, declarou.

    Ele afirmou que Suape, junto com os órgãos do governo do estado, vai se empenhar para que os agricultores possam obter junto à Caixa Econômica Federal o financiamento para construir suas moradias pelo Programa de Habitação Rural. A produção dos agricultores não deve se restringir ao próprio consumo ou para vender na feira do município. Em breve, a Prefeitura de Barreiros pretende usar os alimentos no cardápio das escolas municipais.

    • Publicações417
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suape-entrega-85-titulos-de-posse-de-terra-a-agricultores-em-barreiros/100612541

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)