Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Subprocuradora-geral da República debate redução da maioridade penal no Senado

    De acordo com Raquel Dodge, proposta de redução é inscontitucional

    há 11 anos

    A subprocuradora-geral da República e coordenadora da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (criminal e controle externo da atividade policial) do Ministério Público Federal (MPF), Raquel Dodge, participou, na tarde desta segunda-feira, 3 de junho, de audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal para debater a redução da maioridade penal no Brasil. Na ocasião, Raquel Dodge defendeu a inconstitucionalidade da proposta.

    De acordo com Raquel Dodge, a Constituição Federal de 1988 fixou a definição da maioridade penal em 18 anos e não seria possível mais alterar esse limite, por isso o MPF considera que essa é uma proposta que fere a Constituição.

    A solução não me parece que está na redução da maioridade penal, mas exatamente na severidade do tratamento, tanto dos adultos corrompedores de menores como dos menores infratores, disse a subprocuradora-geral. Ela também sustentou que, a cada limite que se estabeleça, os adultos corrompedores de menores passam a atender uma faixa etária ainda menor, a chegar ao ponto de menores de dez anos de idade estarem cometendo infrações.

    No entanto, Raquel Dodge acredita que é possível adotar outras medidas para tornar mais severa a responsabilidade dos menores que cometem infrações. Ela citou como exemplos aumentar o tempo de internação, determinar que o menor obrigatoriamente frequente a escola e aumentar o rigor como ele é tratado nas casas de atendimento ao menor no país. O sistema é falho e precisa ser aprimorado, disse a subprocuradora-geral, que ressaltou também o fato de as punições para os adultos que corrompem os menores serem brandas atualmente.

    Ao destacar o que poderia ser feito de forma preventiva, Raquel Dodge afirmou que o importante é cuidar das políticas públicas de atendimento aos menores e retomar o interesse do Estado brasileiro pela formação dos jovens, assisti-los com políticas públicas mais adequadas, responsabilizá-los efetivamente pelos atos infracionários que realizaram. Fui noticiada hoje, na audiência, que os investimentos públicos para atendimento aos menores no Brasil têm diminuído a execução financeira desses investimentos ao longo dos anos tem diminuído, alertou. A subprocuradora-geral da República disse, ainda, acreditar que esses jovens podem ter direito à uma vida adulta, quando já recuperados.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/subprocuradora-geral-da-republica-debate-reducao-da-maioridade-penal-no-senado/100547376

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A solução não está só na redução da maioridade, tampouco no agravamento da pena. está num conjunto de fatores, de ordem política e social. continuar lendo

    De que serve a redução da maioridade penal se os membros do Congresso Nacional continuaram a exemplificar a sociedade com as condutas de puros homúnculos na figuração da palavra.
    Muito preparada esta vice-Procuradora, quando afirma que a decisão judicial condenatória esteja de acordo com a Constituição? Onde esta jurista quer chegar com esse discurso????? braZiL????????? continuar lendo

    Nosso governo nunca vai arrumar a casa quanto ao problema de maioridade penal. NÃO INTERESSA.
    TIRAR O MENOR CARENTE DA RUA, o governo tem condições para realizar mas não quer. Autorizar menores com 14 anos a trabalhar meio período (eX. guardas mirins).
    Basta realizar emenda na constituição reduzindo para doze anos a maioridade penal para os caso dolosos.
    Quem nasce para ser criminoso não tem cura. Exemplo: o cidadão brasileiro que traficou cocaína para a Indonésia, o qual deverá ser executado até o final do ano. Quero que o mesmo seja executado, pois quantos jovens o mesmo conduziu a morte.
    Nosso governo não quer fazer nada a respeito pois há interesse na atual situação. O CAOS na sociedade, resultando em maior controle do povo. continuar lendo