Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Subseções: Cdap age contra novo caso de violação de prerrogativa

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    Mais um caso de violação da prerrogativa do acesso aos autos processuais precisou da intervenção da Comissão de Defesa Assistência e Prerrogativas das OAB/RJ (Cdap) para ser resolvido. Após conseguir uma liminar que permitiu à advogada Danielle Marques de Souza acessar um processo na Secretaria do Meio Ambiente de Duque de Caxias, a Comissão impetrou mandado de segurança contra as alegações do órgão para não tornar o processo acessível, obtendo decisão favorável da 4ª Vara Cível da comarca .

    Mesmo devidamente notificada, a autoridade coatora negava ter cometido qualquer ilegalidade, alegando que na data mencionada em nossa inicial, o município estava em estado de emergência devido a fortes chuvas e que, portanto, a advogada foi impedida de ter acesso aos autos em razão de os servidores terem sido deslocados para atender a necessidade da população, conta a delegada da Cdap que atuou no caso, a advogada Tathiana Hinden.

    Porém, segundo ela, a alegação não procedia, já que a recusa perdurou por dois meses: Nos manifestamos em réplica a essas explicações da autoridade coatora, pois estávamos munidos de provas da lesão ao direito da advogada. Além disso, ela não acionaria a Cdap se não tivesse um motivo real para isso.

    A presidente da comissão, Fernanda Tórtima, afirma que é lamentável que ainda se tenha que bater às portas do Judiciário para que um colega possa ter acesso a autos de processos, porém, reitera que a Cdap agirá sempre para garantir o exercício da advocacia.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/subsecoes-cdap-age-contra-novo-caso-de-violacao-de-prerrogativa/3035805

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)