Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sudene deve investir na Usina de Itataia

    há 16 anos

    O governador Cid Gomes participou nesta quinta-feira (11/12) da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza (CE). Participaram da reunião representantes dos estados do Nordeste e de Minas Gerais e Espírito Santo. Durante a reunião, Cid Gomes sugeriu ao superintendente da Sudene, Paulo Fontana, um financiamento para a exploração de urânio e fosfato na mina de Itataia.

    “Quero propor a Sudene que encare esse investimento como algo estratégico não só para o Ceará, mais para todo o Brasil”, destacou o governador. Segundo ele, a exploração de Itataia significa a auto-suficiência do Brasil na produção de urânio e a redução, em pelo menos 20%, da importação de fosfato. “É muito importante que a Sudene chancele isso”, disse o governador. Atualmente, o Brasil importa 90% do fosfato consumido.

    Sobre o financiamento da Mina pela Sudene, Paulo Fontana sinalizou favoravelmente. “A Sudene está aberta a esse financiamento. Seria também interessante que o Governo Federal trabalhasse a legislação para que o País pudesse exportar o minério produzido”, ressaltou Fontana. Localizada no município de Santa Quitéria, região Norte do Estado, a Usina de Itataia produzirá anualmente cerca de 240 mil toneladas de fosfato e 1.600 toneladas de urânio.

    SUDENE

    A 4ª Reunião da Sudene possibilitou a votação do Programa de Aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e as prioridades do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para 2009. Foi ainda deliberado a proposição que visa o financiamento de projetos de complexos prisionais.

    Sobre os 15,6% de investimentos destinados ao Ceará pelo FNE, o que corresponde a R$ 1,17 bilhão, Cid Gomes foi enfático: “O Ceará quer sempre mais recursos para investimentos. Agora isso também depende da apresentação de projetos por parte da iniciativa privada”. Em todo o Nordeste o FNE deve investir cerca de R$ 7,5 bilhões.

    Investimento Americano

    Durante a reunião do Conselho, o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, apresentou os programas de cooperação disponíveis para o Nordeste, que ele definiu como “Projeto Ponte”. Constam nele, ações de desenvolvimento nas áreas de segurança-pública, capacitação para o mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e a atuação direta de um representante americano ligado ao comércio. “Estamos abertos a desenvolver parcerias entre Estados Unidos e os estados do Nordeste brasileiro. O Projeto Ponte é apenas o começo”, ressaltou o Clifford Sobel.

    A próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudene está marcado para março, em Minas Gerais.

    Coordenadoria de Imprensa do Governo

    Julyana Silveira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br)

    • Publicações300
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sudene-deve-investir-na-usina-de-itataia/371951

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)