Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sulamita Cabral é homenageada pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul

    há 15 anos

    Ao som do hino de Uruguaiana, acompanhada de seu esposo, Paulo Tarso Cabral, e escoltada pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia e da presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, Helena Raya Ibañez, a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, recebeu honraria do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) pelo Dia Internacional da Mulher.

    Além de Sulamita, a governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; representada pela Ouvidora do Estado e presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas, Ana Lucia Piccoli; também foi homenageada pelo instituto.

    Com o auditório Octavio Abreu completamente lotado, advogados e autoridades prestigiaram a cerimônia, que teve como mesa diretora, além Lamachia, Sulamita e Helena; a Ouvidora do Governo do Estado e presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Ana Lúcia Kaercher Piccoli; a presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Alice Grecchi; representando o presidente do TJRS, Arminio Rosa; o corregedor-geral de Justiça, Luiz Felipe Brasil Santos; representando o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, João Batista Linck Figueira e representando o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, o deputado Luciano Azevedo.

    Iniciando os discursos, a anfitriã, Helena Ibanez saudou todas as mulheres, destacando que o preconceito está sendo enterrado e que estamos vivendo um momento de independência e igualdade social. No seu discurso, Ibanez justificou a escolha das homenageadas. Sobre Sulamita destacou que: ela foi eleita por unanimidade de votos no Iargs, foi a primeira mulher a presidir seções do TSE, entre outras inúmeras conquistas, e hoje é considerada uma mulher vitoriosa e exemplo de garra e sucesso.

    Aparentemente frágil, Sulamita é perspicaz, forte e lutadora, foi assim que a presidente do Iargs, Alice Grecchi, descreveu a dirigente da Ordem gaúcha.

    O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, prestigiou a homenagem e afirmou sentir-se honrado em fazer parte do tributo a mulheres tão vencedoras. Lembrou, ainda, as conquistas sociais marcadas por lutas, sofrimentos e perdas do gênero feminino.

    O dirigente homenageou também as mulheres da advocacia e as tantas outras que constroem a nossa sociedade. Merece o meu profundo reconhecimento pelo trabalho, comprometimento, dedicação e competência, declarou o Lamachia se referindo à Sulamita Cabral.

    Emocionada, a secretária geral da OAB/RS, Sulamita Cabral, lembrou e compartilhou o tributo com as mulheres que marcaram sua vida durante a caminhada rumo à advocacia, como a sua mãe e professoras de Direito.

    A dirigente da Ordem gaúcha declarou: sinto-me agraciada pela homenagem do Iargs, mas particularmente honrada por compartilhá-la com a governadora Yeda Crusius.

    Antes da execução da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro do compositor Louis Moreau Gottschalk, a representante da governadora do Estado, agradeceu ao Iargs e aos presentes pela homenagem recebida.

    Na ocasião, representantes da Ordem gaúcha, foram prestar sua homenagem à Sulamita. Dentre eles: a vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter; a tesoureira da CAA/RS, Letícia Caiaffo; a representante da ESA, Rosângela Herzer dos Santos; a vice-presidente da subseção da OAB/RS de Esteio, Igidio Dassi; a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/RS, Carmelina Mazzardo; o presidente da Comissão Especial da Advocacia Pública da OAB/RS, Arodi de Lima Gomes; a presidente da Comissão Especial do Direito do Consumidor, Teresa Cristina Fernandes Moesch; o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Ricardo Alfonsin; o coordenador das salas dos foros da OAB/RS na capital, Domingos Baldini Martin.

    Estiveram prestigiando a cerimônia, procuradora-geral do Estado, Eliana Graeff Martins; diretor do Foro Central de Porto Alegre, Carlos Eduardo Richinitti; procurador regional , Antônio Alcoba de Freitas; procurador-geral do município de Porto Alegre, João Batista Linck Figueira; procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional no Estado, José Diogo Cyrillo da Silva; desembargadora federal que representou a presidência do TRF4, Marga Inge Barth; juíza que representou a presidência do TRE, Lúcia Kopitke; sub-procurador geral de Justiça que representou o procurador-geral de Justiça do Estado, Anísio Pires Gavião Filho; o presidente do Sindicato dos Advogados do RS, Marcus Flavius de Los Santos; o presidente da Sociedade de Engenharia do RS, Newton Quites; o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Luciana Bohrer; o presidente da AFISVEC, Renato Definski Salimen; o presidente da ARI, Ercy Pereira Torma; o representante da Faculdade de Direito da PUCRS, Maria Regina Fay de Azambuja;o presidente da Associação Brasileira das Diplomadas Universitárias e do Clube Soroptimistas, Vera Lia Cavalheiro; além de advogados e demais autoridades.

    No fim da cerimônia, foram empossados os novos sócios, que se tornaram membros efetivos do instituto.

    Após a homenagem os presentes participaram de um coquetel no novo espaço do Iargs, o Office Center. Na ocasião foram servidos salgados, doces e espumantes aos convidados.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações471
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sulamita-cabral-e-homenageada-pelo-instituto-dos-advogados-do-rio-grande-do-sul/936363

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)