Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Superior Tribunal de Justiça (STJ) define requisitos para o fornecimento de medicamentos não listados no Sistema Único de Saúde (SUS)

Publicado por José Florentino
há 6 anos


A primeira seção do STJ fixou três requisitos para que o poder público forneça medicamentos que não são disponibilizados pelo SUS, assim a tese fixada estabeleceu que constitui obrigação do poder público de fornecer medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS, desde que presentes, cumulativamente, os seguintes requisitos:

1. O medicamento precisa ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);

2. O paciente deve comprovar que é hipossuficiente (Incapacidade financeira); e

3. Comprovar que o medicamento é imprescindível para o tratamento com apresentação de laudo médico, atestando que os medicamentos oferecidos pelo SUS não são eficazes para o tratamento.

Os critérios estabelecidos só serão exigidos nos processos judiciais que forem distribuídos a partir dessa decisão, ela determina ainda que, após o trânsito em julgado de cada processo, o Ministério da Saúde e a Comissão Nacional de Tecnologias do SUS sejam comunicados para que realizem estudos quanto à viabilidade de incorporação do medicamento pleiteado no âmbito do SUS.

O julgamento do Recurso Repetitivo que pacificou o entendimento do STJ foi de uma mulher diagnosticada com glaucoma, ela apresentou laudo médico com a necessidade de dois colírios não especificados na lista de medicamentos gratuitos pelo SUS.

O pedido de fornecimento foi acolhido em primeiro e segunda instâncias e mantido pela primeira seção do STJ. O colegiado entendeu que chegar a conclusão diferente das instâncias ordinárias, exigiria o reexame das provas do processo, o que não é permitido em apreciação de Recurso Especial.

REsp 1657156


  • Publicações8
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações764
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superior-tribunal-de-justica-stj-define-requisitos-para-o-fornecimento-de-medicamentos-nao-listados-no-sistema-unico-de-saude-sus/572612347

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)