Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensa análise de outorga para rádio FM no Rio Grande do Sul até apuração de denúncias

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Uma denúncia contra a empresa Ursa Maior Ltda. impediu a aprovação, nesta terça-feira (11), pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do projeto de decreto legislativo para outorga de serviços de rádio em frequência modulada na cidade de Arroio dos Ratos (RS). Segundo denúncia encaminhada ao Senado em 2012, a empresa pode estar usando “laranjas” para conseguir o direito de explorar o serviço de rádio.

    O relator do Projeto de Decreto Legislativo 476/2012, Flexa Ribeiro (PSDB-BA), pediu que a análise do texto fique suspensa até que se obtenha informações do Ministério das Comunicações. O senador fez um requerimento ao ministério, aprovado pela CCT, em que questiona se o órgão recebeu ou investigou alguma denúncia de irregularidade envolvendo a Ursa Maior antes de homologar o resultado do processo licitatório vencido pela empresa.

    Segundo o relator, em 19 de dezembro de 2012, o advogado André Barroso Ferraz denunciou ao Senado que um parecer da Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações recomendava uma investigação policial sobre os sócios da Ursa Maior.

    O pedido de Flexa Ribeiro foi fundamentado em reportagem do jornal Folha de São Paulo. O jornal afirmou que uma das sócias da empresa seria cabelereira na cidade de Itapecerica da Serra (SP), embora a outorga de serviço de radiodifusão seja para a cidade de Arroio dos Ratos (RS). Segundo a reportagem, a empresa teria de liquidar mais de R$ 8 milhões referentes ao pagamento pelo direito de exploração de três outorgas de radiodifusão.

    Ainda de acordo com a notícia do jornal, outra pessoa com mesmo sobrenome que a sócia suspeita, estaria respondendo pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas e seria sócio dirigente de uma empresa vencedora de nove procedimentos de outorga para exploração do serviço de radiodifusão.

    De acordo com Flexa Ribeiro, não é a primeira vez que a CCT recebe denúncias e procura controlar a prática de se utilizarem “laranjas” para os pedidos de outorga de serviços de radiodifusão.

    - O próprio poder concedente, cuja estrutura para selecionar as empresas que receberão o direito de explorar as rádios e televisões no país é bem maior do que a disponível no Congresso Nacional, padece pela dificuldade de se detectar esse tipo de ilícito – afirmou o senador.

    No requerimento, o relator também pergunta ao Ministério das Comunicações se a empresa Ursa Maior foi outorgada com concessões, permissões ou autorizações para explorar outras modalidades do serviço de radiodifusão e se o órgão investigou as denúncias apresentadas.

    Flexa Ribeiro quer saber ainda se os serviços de radiodifusão outorgados à empresa estão em operação e se o ministério tem alguma informação concreta e apurada que desabone a qualificação técnica ou financeira da empresa para explorar os serviços que lhe foram outorgados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensa-analise-de-outorga-para-radio-fm-no-rio-grande-do-sul-ate-apuracao-de-denuncias/100556926

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 12 anos

    Câmara aprova 14 concessões de radiodifusão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)