Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensão da exigibilidade do ITCMD na extinção do usufruto

    há 3 anos

    Na última semana, a HASSE ADVOCACIA E CONSULTORIA logrou êxito na concessão de liminar nos autos de Mandado de Segurança em que se busca a isenção do ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação relativamente à extinção do usufruto.

    No caso em discussão, os impetrantes efetuaram o recolhimento de 100% do tributo quando da instituição do usufruto no ano de 1983.

    Ocorre que, após o falecimento dos usufrutuários, procuraram o Registro de Imóveis para efetuar a baixa/extinção do usufruto, oportunidade em que foram surpreendidos pela informação de que teriam de efetuar o recolhimento do ITCMD no percentual de 50%.

    Após formularem requerimento administrativo de isenção, os impetrantes tiveram seu pedido negado pela Fazenda Pública Estadual, sob o fundamento de que a legislação vigente exige o pagamento do tributo da seguinte forma: 50% na instituição do usufruto e 50% na extinção.

    Ou seja, a Fazenda Pública buscava cobrar dos impetrantes o percentual de 150% (cento e cinquenta por cento) do tributo.

    Dessa forma, não restou aos autores alternativa que não fosse buscar resolver a demanda com a intervenção do Poder Judiciário.

    O Mandado de Segurança foi protocolado em 18 de março e a liminar de suspensão da exigibilidade do ITCMD relativamente à extinção do usufruto foi concedida em 24 de março.

    Salienta-se que cada caso deve ser devidamente estudado de acordo com a legislação aplicável, sendo que nem sempre os tributos cobrados são devidos.

    Em caso de dúvidas sobre a temática, procure um advogado de sua confiança.

    A HASSE ADVOCACIA E CONSULTORIA atua na área de direito tributário há mais de 25 anos.

    • Publicações246
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-da-exigibilidade-do-itcmd-na-extincao-do-usufruto/1185624119

    Informações relacionadas

    Carolina Dominguez, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Não incide ITCMD na extinção ou no cancelamento do usufruto

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)