Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Suspenso no STF pagamento indevido de diferença em gratificação de magistrado

    há 15 anos

    A Advocacia-Geral da União conseguiu suspender, no Supremo Tribunal Federal (STF), decisão da Turma Recursal do Juizado Especial Federal do Maranhão que condenou a União ao pagamento da diferença de 11,98% sobre a gratificação eleitoral de um magistrado daquela Corte. O percentual decorre da conversão da Unidade Real de Valor (URV) e corresponde ao período de março de 1994 até o surgimento da Lei n.º 10.474, no ano de 2002.

    O relator, ministro Ricardo Lewandowski, considerou que o entendimento da Turma Recursal ofendeu a autoridade da decisão proferida pelo STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 1.797/PE .

    Nesta ADI o Supremo decidiu que a aplicação da diferença questionada em relação a magistrados somente é devida até janeiro de 1995. A partir de fevereiro de 1995 entraram em vigor os decretos legislativos n.ºs 06 e 07.

    As normas estipularam novas cifras para a remuneração de Ministros de Estado e membros do Congresso Nacional, aplicáveis também aos Ministros do STF por força da Lei nº 8.448/1992. A orientação refletiu sobre toda a magistratura federal.

    A Reclamação contra a decisão da Turma Recursal foi ajuizada pela Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), que é órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à defesa judicial da União perante o STF.

    Ref.: Reclamação n.º 8987

    Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspenso-no-stf-pagamento-indevido-de-diferenca-em-gratificacao-de-magistrado/1970884

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)