Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Taxa de iluminação continua valendo, diz TJ

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 14 anos

    20/03/2010 - O Tribunal de Justiça afirmou ontem que, apesar de ter negado um recurso à prefeitura esta semana, a decisão do desembargador Luiz Zveiter que permite a cobrança da taxa de iluminação na cidade continua valendo.

    Com isso, segundo a Secretaria municipal de Fazenda, a contribuição já começa a incidir sobre o consumo a partir de 21 de março e deve chegar às contas com vencimento em maio deste ano.

    A instituição da taxa é alvo de pelo menos três ações na Justiça. Uma delas, movida pelo advogado Victor Travancas, alega que a sessão da Câmara de Vereadores que aprovou a lei foi ilegal. O advogado conseguiu uma liminar no fim do ano passado e, por isso, a publicação da lei no Diário Oficial do Município foi proibida.

    No entanto, os efeitos da medida foram suspensos por uma decisão de Zveiter, até o julgamento do mérito da questão.

    A decisão foi ratificada pelo Órgão Especial do TJ na última segunda-feira.

    Esta semana, o desembargador Edson Scisino, da 14ª Vara Cível do TJ, indeferiu um outro recurso que pedia a anulação da liminar. No entanto, segundo o próprio órgão, uma decisão não se interpõe à outra.

    A lei que cria a Contribuição Para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) foi regulamentada em fevereiro. O tributo, que será cobrado mensalmente na conta de luz, será proporcional ao consumo e pode custar até R$ 90 para quem consumir mais de 10 mil quilowatts\/hora. Serão isentos os consumidores na faixa de consumo de até 80kW\/h por mês.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-de-iluminacao-continua-valendo-diz-tj/2125633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)