Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Taxa Referencial deve ser usada em cálculos de condenações impostas à Fazenda Pública

    há 8 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na justiça, decisão favorável em recurso interposto contra cálculos apresentados por segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A AGU apontou excesso de execução na conta proposta, o que foi aceito pela 16ª Vara de Minas Gerais.

    A Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais (PF/MG) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PF/INSS), que atuaram no processo, explicaram que a Lei nº 11.960/2009, “por ser norma de natureza processual, tem aplicabilidade imediata a todos os processos em curso, independentemente da data de ajuizamento”. Dessa forma, os índices a serem utilizados para fins de correção monetária e juros de mora devem ser aqueles aplicados à caderneta de poupança, de acordo com a lei.

    Os procuradores federais defenderam a aplicabilidade da Lei nº 11.960/2009 diante da pendência de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à modulação dos efeitos das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) 4.425/DF e 4.357/DF. As ADIs declararam a inconstitucionalidade parcial de artigo da Lei nº 9.494/97, com redação dada pela Lei nº 11.960/2009, que trata da atualização monetária, remuneração do capital e compensação da mora nas condenações impostas à Fazenda Pública.

    A Advocacia-Geral também questionou, nos cálculos apresentados, a não utilização da Taxa Referencial para a atualização monetária do montante devido pelo INSS. De acordo com os procuradores, com a vigência da Lei nº 11.960/2009, a correção dos débitos fazendários passou a ser feita pela taxa.

    A 16ª Vara Federal de Minas Gerais acolheu os argumentos da AGU e reconheceu o excesso na execução, reduzindo o valor devido de aproximadamente R$ 172 mil para a quantia de R$ 136 mil.

    A PF/MG e a PF/INSS são unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref.: Processo nº 33508-27.2014.4.01.3800 - 16ª Vara de Minas Gerais

    Laís do Valle

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-referencial-deve-ser-usada-em-calculos-de-condenacoes-impostas-a-fazenda-publica/357448046

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)