Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-AM realiza Encontro Nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

    Publicado por Instituto Rui Barbosa
    há 6 anos

    Com a presença de quase 200 representantes de todos os Tribunais de Contas do país, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu início, na manhã desta quinta-feira (16/08), ao 8º Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento, transmitido ao vivo para todos os municípios do Estado, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado Educação (Seduc), visa alinhar os conhecimentos dos TCs do país sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.

    A abertura do evento contou com o discurso do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha, que frisou o grande número de presentes. “Temos orgulho de que contamos neste encontro representante de todos os Tribunais de Contas do país, o que mostra o empenho das Cortes de Contas em avançar, especialmente sobre o tema de gestão de pessoas”, comentou o presidente do IRB, que é o órgão de inteligência dos Tribunais de Contas. Também prestigiam o evento o vice-presidente de Relações Institucionais do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de castro, a coordenadora do IRB, Crislayne Cavalcante, e Elizandro Natal Brollo.

    A conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, ressaltou a relevância do intercâmbio de ideias em busca de boas práticas no setor de gestão de pessoal. “Alegro-me de ver aqui pessoas que sabem que é possível alcançar mudanças por meio da união e do alinhamento de ideias. Apesar de termos avanços tecnológicos na gestão pública, só poderemos alcançar a excelência por meio do conjunto entre as pessoas”, pontuou a conselheira, ao cumprimentar os presentes, entre eles os presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiros Ivan Lelis Bonilha e Fábio Túlio Nogueira, respectivamente.

    Em seu discurso, o vice-presidente do TCE AM, conselheiro Mario de Mello destacou a necessidade de que as instituições, públicas e também as privadas, valorizem as pessoas. “As pessoas são o principal ativo das organizações, portanto precisam ser valorizadas. Não há possibilidade de falar de projetos e resultados deixando de fora o aspecto humano das instituições, sobretudo os órgãos públicos”, ressaltou o conselheiro.

    Também durante a abertura, o conselheiro-presidente da Atricon, Fábio Túlio Nogueira, reafirmou o papel da Corte de Contas amazonense em realizar encontros que visam as instituições de boas práticas. “Queremos parabenizar a todos os presentes e vamos utilizar encontros como este como exemplo para novos encontros técnicos. Tenho certeza que, ao final dos trabalhos, teremos a certeza de que o conteúdo do encontro valeu a pena”, afirmou.

    Compuseram a mesa de abertura do evento o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro e o conselheiro Júlio Pinheiro, o conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio, o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), Jaylson Lopes Campelo. A procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho representou o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).

    O encontro iniciou o ciclo de palestras, debates e apresentações de cases com a palestra magna “Planejamento da Força de Trabalho”, ministrada pelo especialista em gestão de pessoas José Hipólito. Durante a tarde de hoje, o evento terá a apresentação do case “Programa de Desenvolvimento de Liderança, uma experiência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”, além de trocas de ideias, debates e a apresentação dos resultados do Marco Medição de Desempenho (MMD) da área de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

    Coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp/TCE-AM), o evento reúne, hoje e amanhã (16 e 17), servidores dos TCs participam de apresentações de cases de sucesso na área de gestão de pessoas, além de debates, rodas de conversa, apresentações culturais e palestras. A chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), Merisa Mendes, explicou que ainda nesta edição haverá também a 1ª Exposição de Boas Práticas. “Cada Tribunal poderá apresentar uma boa prática de gestão de pessoas da sua Corte de Contas, assim aqueles tribunais que não puderem trazer um case, terão a oportunidade de participar da exposição”.

    Segundo dia de evento

    Na manhã e tarde desta sexta-feira (17), durante o 2º dia do encontro, além de apresentações culturais e mais trocas de ideias, o evento terá a apresentação do Case “Dimensionamento da Força de Trabalho, uma experiência do Tribunal de Contas da União” e do case “Implantação de Gestão Por Competências, uma experiência dos Tribunais de Contas de Minas Gerais e Distrito Federal”.

    Entre as rodas de conversas e workshops estão temas como a perspectiva do futuro do dimensionamento da força de trabalho com a utilização do Data-Analytcs, debates sobre o processo seletivo para cargos em comissão, além da consolidação dos trabalhos, antes do encerramento, entre outros.

    Fonte: TCE-AM

    • Publicações1375
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-am-realiza-encontro-nacional-de-gestao-de-pessoas-dos-tribunais-de-contas/613577734

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)