Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TCU determina melhorias em cadastro de pescadores

    Falhas encontradas pelo tribunal na concessão e manutenção das licenças de pescador artesanal permitem fraudes em seguro pago pelo INSS

    há 8 anos

    O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) terá 180 dias para aprimorar os controles internos dos processos de concessão e manutenção das licenças de pescador artesanal, determinou o Tribunal de Contas da União (TCU) após análise do cadastro de pescadores do MAPA.

    O Tribunal identificou diversas falhas no cadastro e determinou a criação de mecanismos que permitam manter e atualizar o registro dos pescadores artesanais, bem como a elaboração de formulários e sistemas de gestão para acompanhar a situação cadastral de cada profissional.

    As melhorias no cadastramento dos profissionais são importantes para evitar, entre outras coisas, falhas na concessão de seguro defeso - pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pescador profissional artesanal de espécies de peixes e outros frutos do mar que, em algumas épocas do ano, têm sua pesca proibida. O relatório exemplificou caso em que um dono de bar recebia o auxílio sem exercer atividade pesqueira, mesmo constando no cadastro no MAPA a informação de que ele era empresário.

    Desta forma, o ministro José Múcio Monteiro, relator do processo, entendeu que os problemas no registro dos pescadores podem levar a danos aos cofres públicos. “A partir das evidências das fragilidades dos controles internos avaliados nestes autos, é forçoso concluir que os programas sociais, que procuram transferir renda direta a certos agentes de determinados setores econômicos, como forma de compensar a perda de rendimentos ocasionada pelas sazonalidades de suas atividades, apresentam altíssimo grau de ineficiência operacional e, em muitos casos, enorme risco de fraude e de se fazerem aportes indevidos”, concluiu o ministro.

    Serviço:
    Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1999/2016 - Plenário
    Processo: 017.437/2015-6
    Sessão: 03/08/2016
    Secom – RF
    Tel: (61) 3316-5060
    E-mail: imprensa@tcu.gov.br

    Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

    • Publicações2263
    • Seguidores189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-determina-melhorias-em-cadastro-de-pescadores/372131652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)