Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TCU fiscaliza obras em unidades de saúde no estado de Goiás

    há 10 anos

    O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios do Estado de Goiás. Foram verificados o andamento e a qualidade das obras. Os recursos federais, que foram repassados pelo Ministério da Saúde (MS), totalizam R$ 28 milhões.

    Foram fiscalizadas 23 obras, das quais 16 estão atrasadas e sete foram entregues. Os municípios contemplados foram Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia e Valparaíso de Goiás. As principais constatações referem-se a execução de serviços com qualidade deficiente, atrasos em obras e serviços, inobservância dos requisitos legais de acessibilidade e deficiência na fiscalização das obras.

    Em todas as sete obras concluídas foram verificadas falhas, principalmente com relação aos projetos básicos. A qualidade deficiente foi constatada em itens como infiltrações em paredes e tetos, falhas nas instalações elétricas e ralos instalados indevidamente em ambientes onde os pacientes são examinados, entre outros itens.

    O tribunal também identificou que todos os contratos concluídos foram entregues com atraso e que todas as obras ainda em execução estavam atrasadas. As causas mais frequentes dos atrasos foram a baixa produtividade da empresa contratada, a demora no repasse de recursos pelo MS e as dificuldades com a terraplanagem do terreno. Não foram encontradas obras paralisadas. O ministro-relator do processo, Benjamin Zymler, comentou que a UBS Tropical, a ser construída em Anápolis, tinha previsão de entrega em 4/4/2014 e sequer havia sido iniciada; a UPA Noroeste, em Goiânia, deveria ter sido entregue em 16/1/2014 e estava com 28% de execução; e a UPA II, em Luziânia, deveria ter ficado pronta em 23/5/2014 e estava com apenas 6,5% de execução.

    Também foi observada deficiência na fiscalização, pelo MS, dos recursos destinados às obras. O Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), utilizado pelo MS para fiscalização dos recursos repassados, apresentou inconsistência entre os percentuais de execução constantes no sistema e os obtidos no local das obras.

    Além disso, algumas obras foram executadas em desconformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    O tribunal informou as prefeituras municipais, a Anvisa e o MS acerca das irregularidades identificadas e acompanhará as medidas saneadoras a serem realizadas.

    Leia Mais

    TCU fiscaliza obras em unidades de saúde no estado de Mato Grosso

    7/8/2014

    TCU audita unidades de saúde na Paraíba

    6/8/2014

    TCU audita unidades de saúde em Santa Catarina

    6/8/2014

    Consolidado: TCU faz determinações ao Ministério da Saúde sobre irregularidades em 26 UPAs do País

    2/6/14

    Fiscalização do TCU encontra problemas na edificação da UPA 24h de Formosa, em Goiás

    28/3/14

    Fiscalização aponta impropriedades em UPAs de Porto Velho

    (RO) 17/3/14

    Fiscalização aponta impropriedades em UPAs pernambucanas

    17/3/14

    UPAs 24h de São Bernardo do Campo são fiscalizadas pelo TCU

    14/3/14

    TCU encontra impropriedades em UPAs 24h no DF

    11/3/14

    Serviço:

    Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2051/2014 - Plenário

    Processo: 002.240/2014-9

    Sessão: 6/8/2014

    Secom TC/SS

    Tel: (61) 3316-5060

    E-mail: imprensa@tcu.gov.br

    Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.

    Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aquiou ligue para 0800-6441500

    O conteúdo desta página é de acesso público. Saiba mais

    • Publicações2263
    • Seguidores189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-fiscaliza-obras-em-unidades-de-saude-no-estado-de-goias/133011363

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)