Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Março de 2024
    Adicione tópicos

    TCU identifica sobrepreço nas obras da BR-493

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou indícios de sobrepreço nos contratos celebrados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Secretaria de Obras do Rio de Janeiro (Seobras) para a execução das obras da BR-493, relativas ao contorno rodoviário no Rio de Janeiro (Arco Metropolitano).

    Relatório do TCU identificou alterações substanciais no projeto básico das obras, o que causou um desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos celebrados com as empresas executoras do empreendimento. O preço do serviço indenização de jazida, utilizado para terraplanagem, chegou ao custo unitário de R$ 11,11 m³, valor muito superior ao do Sistema de Custos Rodoviários (Sicro 2).

    O TCU determinou à Seobras que adote providências no sentido de garantir que o pagamento, com recursos federais, de toda a execução do serviço indenização de jazidas limite-se ao valor de R$ 1,25/m³ e que envie, em 30 dias, as planilhas aditivadas dos contratos celebrados.

    O tribunal determinou ao Dnit e ao Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) que promovam, em conjunto, estudos com vistas a estabelecer critérios e limites para a indenização de jazidas. Os responsáveis pelas irregularidades deverão apresentar justificativas sobre as ocorrências citadas.

    O relator do processo, ministro José Jorge, registrou que este empreendimento, integrante do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC), reveste-se de grande importância pois, além de desafogar e melhorar as vias de acesso à região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, visa contemplar melhores condições de acessibilidade ao porto de Itaguaí e ao Complexo Patroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em implantação.

    Serviço:

    Acórdão: 2919/2011-Plenário

    Processo: TC 014.919/2010-9

    • Publicações73364
    • Seguidores789
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações147
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-identifica-sobrepreco-nas-obras-da-br-493/2937223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)