Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Técnicos do Tribunal Regional Federal preparam infraestrutura para implantação do Processo Digital

    Com o objetivo de preparar o ambiente computacional para a implantação do Processo digital da 1ª Região (e-Jur), já estão na Seção Judiciária do Tocantins alguns servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Federal (TRF). A implantação do sistema nesta Seccional começa no próximo dia 29, com previsão de término para 04 de fevereiro. A expectativa é de que com o Processo Digital a prestação jurisdicional se torne mais célere e acessível às partes.

    O diretor da Divisão de Apoio aos Usuários do TRF, Humberto José Xavier, e a gerente do sistema e-Jur, Mônica Regina Ferreira Rodrigues, foram recebidos, na tarde dessa quinta-feira (27), pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, juiz federal José Godinho. Na oportunidade, os técnicos explicaram quais serão as etapas de implantação do sistema, seu funcionamento e quais as classes processuais que serão contempladas nesta primeira fase do e-Jur.

    Segundo o diretor da Divisão de Apoio aos Usuários do TRF, Humberto José Xavier, o sistema contemplará, a princípio, as seguintes classes processuais: mandados de segurança e ações monitórias. 'Iniciaremos com um escopo menor e à medida que todos estiverem adaptados, ampliaremos para outras ações', explicou.

    Com a implantação do sistema e-Jur, o peticionamento é feito via internet. Para tanto, o advogado precisa estar cadastrado no sítio eletrônico do Tribunal. O processo, então, é distribuído, mediante sorteio eletrônico, e encaminhado ao gabinete do magistrado, dando seguimento ao rito processual. No caso de a inicial vir em meio físico, isto é, em papel, será feita digitalização por meio de scanner.

    E-Jur

    O novo sistema e-Jur permite a visualização dos processos, facilita o acompanhamento, inclusive de recursos, tudo em formato digital, bem como a edição de documentos com assinatura eletrônica ou certificação digital , por meio dos sistemas judiciais já existentes e em desenvolvimento na Primeira Região.

    Segundo a Resolução 600-25/2009, os usuários internos do e-Jur são os desembargadores federais, os juízes federais e os juízes federais substitutos, bem como os servidores da Justiça Federal da Primeira Região. Já o público externo, partes e seus representantes, bem como procuradores das entidades públicas, depende de prévio cadastramento e credenciamento, pelo próprio usuário, no portal da Justiça Federal da Primeira Região (www.trf1.jus.br), através do e-Proc.

    • Publicações852
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnicos-do-tribunal-regional-federal-preparam-infraestrutura-para-implantacao-do-processo-digital/111935658

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)