Telemedicina: Portal Integra Clinicas e Consultórios com seus pacientes atendendo a lei LGPD
Portal Integra Clinicas e Consultórios com seus pacientes atendendo a lei LGPD e os requisitos do CFM (Conselho Federal de Medicina)
A telemedicina tem sido a solução para a prestação de serviços médicos nos tempos de pandemia.
Com as restrições de circulação e o isolamento social, o funcionamento de diversos empreendimentos ficou comprometido. Contudo, embora os serviços médicos tenham sido mantidos por serem essenciais à população, estratégias para driblar o contato físico tiveram que ser tomadas.
Diante desse contesto, adaptar a telemedicina para as clínicas médicas foi uma das melhores estratégias, para continuar atendendo a população com serviços de saúde, e para manter funcionando estes estabelecimentos.
Então, continue lendo e confira aqui como adaptar a telemedicina a minha clínica médica. Pois reunimos neste artigo, informações importantes para te orientar nesse processo.
O que é e como funciona a telemedicina?
A telemedicina consiste na oferta de atendimentos médicos de forma remota. Por meio dela, é possível realizar consultas e integrar a opinião de especialistas que estão em diferentes locais, realizar a assistência médica com o monitoramento constante dos pacientes e atuar com estratégias de educação, facilitando maior troca de conhecimento entre especialistas, maior qualificação e informação de forma geral.
Esses atendimentos remotos funcionam por meio do uso combinado de equipamentos digitais, softwares, plataformas, internet e especialistas qualificados.
Para realizar um exame, por exemplo, um técnico (de enfermagem ou em radiologia) realiza os exames de diagnóstico em um aparelho capaz de gerar imagens digitais em conexão direta, ou indireta com um computador. A partir daí, os resultados são compartilhados com uma plataforma de telemedicina onde o especialista realizará a interpretação, e produzirá um laudo com suas conclusões. E o assinará digitalmente. O laudo ficará disponível no sistema para acesso pelo paciente ou funcionários da clínica.
No caso das teleconsultas, médico e paciente entram em uma sala virtual, e a consulta é feita por videoconferência. Então, preenche-se um prontuário digital, e o médico poderá solicitar exames ou fazer prescrições utilizando assinatura digital.
Enfim, utilizar a telemedicina significa melhorar processos utilizados na área de saúde, reduzindo o tempo de operacionalização, custos e riscos, possibilitar a troca entre profissionais de diferentes especialidades. Bem como a proposição de diagnósticos e tratamentos mais assertivos e de qualidade.
Além de ampliar o horários de atendimentos e pode aproveitar diversas salas online para atendimento o que não daria se a clinica for pequena.
Desde quando existe telemedicina?
Apesar de estar sendo mais utilizada desde que a pandemia começou, já existe regulamentação para a telemedicina no Brasil desde 2002. Além disso, também é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma prática importante na área médica, principalmente nas situações em que a distância pode prejudicar o acesso à saúde.
O primeiro registro do uso de telemedicina de forma relevante ocorreu em 1967, quando um hospital localizado em Massachusetts, Estados Unidos, criou uma linha de comunicação, para dar suporte aos médicos que estavam atendendo os pacientes de emergência nos aeroportos. No Brasil, desde a década de 1990, já se usa videoconferência para realizar intervenções médicas.
Com a disseminação do acesso à tecnologia, principalmente a internet, a telemedicina está cada vez mais próxima da realidade da população como um todo. Aliás, foi isso permitiu que diversas clínicas médicas continuassem seu funcionamento durante a pandemia.
Os computadores, smartphones e a inteligência artificial estão impulsionando a telemedicina. Dessa forma, com o passar do tempo, ficará cada vez mais fácil integrar informações sobre os pacientes, e definir diagnósticos cada vez mais precisos com o cruzamento destes dados.
Dicas para implementar a telemedicina na prática
Agora que você conhece o que é a telemedicina, como ela funciona e quando surgiu, saibas quais são os passos para que você possa implementar na prática no seu consultório médico ou na sua consulta:
1. Saiba a legislação: primeira dica é , entenda que a Teleconsulta deve ser feita com entendimento do paciente com respectivos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e também com a diretrizes do seu conselho regional de medicina por isso não saia praticando sem o entendimento correto sobre isso.
2. Não pratique telemedicina em Whatsapp ou plataformas de teleconferência (Googlemeet, Skype entre outros): justamente pelo ponto 1 não realize, há históricos recentes registrados nos CFM (Conselho Federal de Medicina) de médicos sendo acusados por pacientes de divulgação de imagens e informações não autorizadas pelo paciente e isso infelizmente recai sobre o médico ou sua clinica.
3. Procure portais ou ferramentas para telemedicina que atendam os pontos acima: atualmente há inúmeros portais, inclusive gratuitos sem mensalidades que podem ajudar você no atendimento de seus pacientes de forma online.
Recentemente o grupo GPS lançou uma plataforma que visa ser a conexão entre pacientes, médicos consultório que atua dessa forma, dando ao médico uma página especifica para acesso de seus pacientes sem intervenção de terceiros e atendendo a legislação LGPD e todas as questões do CFM. O nome dessa plataforma para telemedicina em clinicas e consultórios é Hospital Consulta Online
Créditos Matéria
Hospital Consulta Online - https://hospitalconsultaonline.com/home
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