Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tem diferença entre Perito Psiquiatra Forense e Psicoterapeuta?

    Publicado por Vida Mental
    há 12 anos

    Os trabalhos médicos de Perito Psiquiatra Forense e de Psiquiatra Clínico ou Psicoterapeuta são diferentes em seus focos e objetivos e não podem ser realizados pelo mesmo profissional em relação ao mesmo paciente / periciando.

    O Código de Ética Médica impede que o mesmo profissional médico realize atuação clínica e pericial para o mesmo indivíduo.

    A perícia não é um ato médico terapêutico ou psicoterapêutico por vários motivos, sendo os principais por ter características de ser breve e contextualmente circunscrito a questões que serão debatidas em Processo Judicial envolvendo fatores como presença ou não de diagnóstico médico. Caso o diagnóstico seja positivo avalia qual o nexo causal do mesmo com o evento em análise.

    A perícia não está ligada às pessoas como função final e sim aos autos judiciais em procedimentos para sentença a ser dada pelo Magistrado.

    A perícia tem por objetivo descrever o que o perito de fato viu, avaliou e concluiu tecnicamente e com isenção e fazer uma conclusão da repercussão que os fatos acarretaram no psiquismo do periciando e ajudar a compreender, dentro do possível, todos os dados úteis à elucidação dos fatos.

    Hewdy Lobo Ribeiro
    lobo@vidamental.com.br
    Psiquiatra Forense Tribunal de Justiça de São Paulo
    Conselheiro Conselho Penitenciário de São PauloPsiquiatra Forense Titulado pela ABP Associação Brasileira de PsiquiatriaSecretário Comitê Multidisciplinar de Psiquiatria Forense da APM Associação Paulista de MedicinaPsiquiatra ProMulher Instituto de Psiquiatria da USP Universidade de São Paulo
    011 4114 0019
    011 9622 8835

    • Publicações13
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações786
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tem-diferenca-entre-perito-psiquiatra-forense-e-psicoterapeuta/3050597

    Informações relacionadas

    Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
    Artigoshá 7 anos

    Como são as perícias psiquiátrico-forenses no Direito do Trabalho?

    Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
    Artigoshá 8 anos

    Qual a importância Prática do Psiquiatra enquanto Assistente Técnico Pericial?

    Mel N, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Responsabilidade Penal do Psicopata

    Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
    Artigoshá 9 anos

    Quais os casos mais comuns de Perícias Psiquiátricas Forenses em Direito de Família?

    Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
    Artigoshá 8 anos

    Pôde-se pedir segunda Perícia Psiquiátrica?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)