Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Temer blinda foro privilegiado dos ministros delatados na Lava Jato (a luta pela impunidade dos barões ladrões)

    Publicado por Luiz Flávio Gomes
    há 7 anos

    O sistema político-empresarial corrupto (sistema pec) sempre produziu no Brasil um covil imenso e categorizado de ladrões do dinheiro público (ver Manuel da Costa, provável autor do livro Arte de furtar, escrito no século XVII).

    O governo Temer (que é continuação do sistema), como não poderia ser diferente, está repleto desses gatunos (como é público e notório). A impunidade deles começa com o foro privilegiado no STF (que é um portal de impunidade, em virtude da lentidão das suas investigações e dos seus processos).

    É neste contexto de impunidade das oligarquias e de guerra contra a LJ (por meio da operação Mela-Jato) que Temer disse: “nenhum ministro citado nas delações da Lava Jato, incluindo as da Odebrecht, será afastado; isso só ocorrerá se ele for denunciado (pelo PGR – Procurador Geral da República); será exonerado só se o STF receber a denúncia”.

    Completou afirmando que sua intenção não é blindar ninguém. Trata-se de uma mentira descabelada. Fala-se uma coisa, que na realidade é exatamente o contrário. O que Temer fez foi reforçar a vergonhosa blindagem do foro privilegiado.

    Pelo que já se sabe, cinco dos seus ministros (amigos) estão delatados na Odebrecht: Serra, Moreira Franco, Padilha, Kassab e Picciani. Todos figuram como estrelas (cadentes) no filme odebrechtiano. E todos, doravante, estão “nas mãos” do PGR.

    Temer blinda foro privilegiado dos ministros delatados na Lava Jato a luta pela impunidade dos bares ladres

    Apesar de acusados de terem recebido propinas do departamento respectivo da Odebrecht, eles passam, agora, a usufruir de um privilégio dobrado. Temer criou a figura do delatado ou indiciado premiado (com blindagem dupla). O delatado que já tem foro “merece” prêmio (não exoneração).

    A regra pseudo-ética de Temer só vale para a Lava Jato. Há ministro (do seu governo) já denunciado no STF. Deveria ser exonerado, mas não será. Não sendo caso da LJ, segue a bandalheira antiga já institucionalizada: o ministro só cai depois da condenação final.

    Temer fez um jogo de palavras e ações embromadoras. Parece uma medida moralizadora (contra a corrupção), na verdade, é pura enganação. Tudo faz parte da operação Mela-Jato. Está oficializada a dupla blindagem dos acusados de rapinagem do dinheiro público.

    O primeiro truque é dar o foro privilegiado aos amigos (1ª blindagem). E o 2º truque? Consiste em fixar a regra de que os amigos encrencados na LJ só vão ser afastados se denunciados. Isso é reforço da blindagem (ou seja, uma blindagem redundante). Por quê?

    Pelo seguinte: pelo andamento normal da Justiça as denúncias nos casos de foro privilegiado demoram muito. Temer fica no governo (?) somente mais uns 660 dias.

    O tempo das investigações determinadas pelo STF (como essas que decorrerão das delações da Odebrecht) e o da denúncia do PGR está girando, em média, em torno de 712 dias (segundo a FGV – ver Extra – Globo. Com, 23/3/15). Na melhor das hipóteses, 14 meses (Folha, 14/2/17).

    Depois de oferecida a denúncia pelo PGR, o STF está demorando (escandalosamente) 617 dias para recebê-la, em média (informação do ministro Barroso). O STF, nesse particular, é 90 vezes mais lento que a 1ª instância.

    Em outro levantamento feito pela FGV, a pedido do Valor Econômico (Carolina Oms, 11/4/16), descobriu-se o seguinte: O STF demora 662 dias (média dos últimos dez anos) para receber uma denúncia. Para julgar os casos de foro privilegiado o STF demora 945 dias.

    Teori Zavascki, em 19/12/16, publicou um balanço das investigações da LJ no STF. Disse que seu trabalho estava em dia e que a demora é da PF (investigações) e do MPF (denúncias).

    O Brasil tem uma das Justiças mais caras do mundo e o foro privilegiado no STF é um dos mais lentos do mundo. Temos que acabar com esse foro privilegiado nos tribunais o mais rápido possível. Mas sem mobilização popular nada vai mudar. Cidadania vigilante!

    TIRA DÚVIDAS... Temer blinda seus ministros acusados de corrupção.https://www.youtube.com/embed/8NLGS-9_6e0

    • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
    • Publicações3444
    • Seguidores12608
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações342
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temer-blinda-foro-privilegiado-dos-ministros-delatados-na-lava-jato-a-luta-pela-impunidade-dos-baroes-ladroes/430239972

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O Temer não irá frear a lava jato ou muito menos quer fazer da lava jata um "mela jato", simplesmente como um bom articulador nos trâmites do congresso nacional e do senado (ao contrário da Dilma) juntamente com alguns membros do STF, irá redirecionar o alvo da lava jato (que serão Lula e Dilma) para dar continuidade ao seriado brasileiro midiático que se tornou a lava jato. Os principais alvos da lava jato foi: o impeachment da Dilma; e será a obstrução de uma tentativa do Lula vir a candidato a presidência em 2018.
    Enquanto aos outros corruptores irá ser selecionado os famosos "áudios vazados" e "delações" para mascarar que não se trata de uma perseguição política como diz o próprio Lula. A grande mídia não tem interesse na população e muito menos em ajudar a combater a corrupção, pelo contrário, a mídia de uma forma em geral tem sido tendenciosa em suas matérias, e é claro, cada uma tem os seus interesses acobertados por de trás disso tudo!
    O problema está muito além da esfera política e judiciária como muitos pensam e por mais que se façam da lava jato como um divisor de águas, ela sozinha, não irá fazer o "verão" da justiça que assombra a sociedade... continuar lendo

    Os membros do "ORCRIM estão bem organizados e sabem muito bem jogar com á grande mídia...Basta verificar quais estão envolvidos e percebam que este sistema não funciona mais.Será que uma Intervenção Militar no congresso conseguiríamos êxito? Se depender destas formalidades constitucionais, eles ditaram as regras e se duvidar, protelará até 2050..Somos uma república de bananas e grande parte da sociedade preocupada com carnaval, novela e futebol. continuar lendo

    Mais uma vez Celso Melo decepciona ao manter o foro privilegiado para o nefasto Angorá. Assim, se a denúncia de Moreira Franco demorar tanto quanto demorou a primeira de Renan Calheiros, ele dificilmente será punido, porque não se pode esperar que o vigente sistema de cooptação de juízes para os tribunais superiores viabilize, em prazo razoável, o julgamento de políticos acusados de corrupção.

    O governo Temer, entretanto, a cada providencia que toma no sentido de melar a Operação Lava Jato, continua derretendo e, como o governo do PT, tende a não chegar a 2018. Afastar, portanto, nas urnas, figuras como Moreira Franco, Renan Calheiros, Edson Lobão, Aécio, Alkmin, Serra, Lula, bem como outros líderes de seu naipe deve ser um objetivo da população, porque essa turma quer mesmo é manter o atual status quo de impunidade, na contramão do anseio do povo de ver a política no país moralmente saneada. continuar lendo

    Será que o Canadá me aceita como imigrante? continuar lendo