Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Temer vai ao Supremo para que políticos tenham concessão de rádios e televisão

    Publicado por Justificando
    há 8 anos

    O Presidente Michel Temer ingressou ontem, 09, com uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) na qual pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a inconstitucionalidade de decisões judiciais que têm impedido a outorga ou renovação de concessões de rádio e TV a políticos detentores de mandatos eletivos.

    Por meio da Advocacia Geral da União (AGU), Temer alegou decisões nesse sentido ofendem preceitos fundamentais como o do valor social do trabalho e da livre iniciativa, da primazia da lei, da livre expressão e da liberdade de associação. O processo foi distribuído à ministra Rosa Weber.

    A ação é uma manobra em resposta a série de ações propostas pelo Ministério Público Federal contra essa prática, que, embora seja muito comum, é vedada pela Constituição Federal. No fim de setembro, o MPF ingressou com ações para derrubar a concessão dos parlamentares Deputados federais Elcione Barbalho (PMDB/PA), Cabuçu Borges (PMDB/AP) e o senador Jader Barbalho (PMDB/PA), todos do mesmo partido de Temer.

    O MPF argumenta que a Constituição veda que deputados e senadores celebrem ou mantenham contratos com concessionárias de serviço público, o que inclui as emissoras de rádio e TV. Além disso, a Constituição veda que parlamentares sejam proprietários, controladores ou diretores de empresas que recebam da União benefícios previstos em lei.

    Outro argumento do Ministério Público consiste que a Constituição impede a participação de congressistas em prestadoras de radiodifusão, visto que tais concessionárias possuem isenção fiscal concedida pela legislação.

    Conflito de interesse

    Para o MPF, há um claro “conflito de interesses”, uma vez que cabe ao Congresso Nacional apreciar os atos de concessão e renovação das licenças de emissoras de rádio e TV, além de fiscalizar o serviço. Ou seja, na prática, parlamentares votam e aprovam suas próprias empresas. Por isso, o MPF também tem requerido o cancelamento da outorga ou da renovação para evitar tráfico de influência, como também para proteger os meios de comunicação da ingerência do poder político.

    A prática acaba por desequilibrar a disputa eleitoral privilegiando quem usa a concessão para benefício próprio. Como aponta Ramênia Vieira, jornalista do Observatório do Direito à Comunicação, os políticos donos de rádio e TV foram mais bem sucedidos nas últimas eleições para vereador e prefeito.

    Alguns casos são mais conhecidos, como o de Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), dono do Correio da Bahia, da Globo FM local, e da TV Bahia, afiliada da Rede Globo em Salvador e região. Outros eleitos são figuras presentes na televisão como apresentadores, a exemplo de João Dória Jr., eleito em São Paulo.

    Temer, caso seja bem sucedido no Supremo, vai angariar um excelente capital político em seu favor. De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Controle Societário – Siacco, da Anatel, quarenta parlamentares na ativa são donos de rádio e televisão – alguns com grande peso político como Aécio Neves, Senador por MG e segundo colocado na eleição presidencial e o líder do PSDB no Senado, Tasso Jereissati.

    São esses os políticos com mandato eletivo detentores de concessão de veículos de comunicação (dados de novembro de 2015):

    Deputados Federais
    1. Adalberto Cavalcanti Rodrigues, PTB-PE
    2. Afonso Antunes da Motta, PDT-RS
    3. Aníbal Ferreira Gomes, PMDB-CE
    4. Antônio Carlos Martins de Bulhões, PRB-SP
    5. Átila Freitas Lira, PSB-PI
    6. Bonifácio José Tamm de Andrada, PSDB-MG
    7. Carlos Victor Guterres Mendes, PMB-MA
    8. César Hanna Halum, PRB-TO
    9. Damião Feliciano da Silva, PDT-PB
    10. Dâmina de Carvalho Pereira, PMN-MG
    11. Domingos Gomes de Aguiar Neto, PMB-CE
    12. Elcione Therezinha Zahluth Barbalho, PMDB-PA
    13. Fábio Salustino Mesquita de Faria, PSD-RN
    14. Felipe Catalão Maia, DEM-RN
    15. Felix de Almeida Mendonça Júnior, PDT-BA
    16. Jaime Martins Filho, PSD-MG
    17. João Henrique Holanda Caldas, PSB-AL
    18. João Rodrigues, PSD-SC
    19. Jorginho dos Santos Mello, PR-SC
    20. José Alves Rocha, PR-BA
    21. José Nunes Soares, PSD-BA
    22. José Sarney Filho, PV-MA (atual ministro do Meio Ambiente)
    23. Júlio César de Carvalho Lima, PSD-PI
    24. Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, PMDB-SP
    25. Luiz Gionilson Pinheiro Borges, PMDB – AP
    26. Luiz Gonzaga Patriota, PSB-PE
    27. Magda Mofatto Hon, PR-GO
    28. Paulo Roberto Gomes Mansur, PRB-SP
    29. Ricardo José Magalhães Barros, PP-PR
    30. Rodrigo Batista de Castro, PSDB-MG
    31. Rubens Bueno, PPS-PR
    32. Soraya Alencar dos Santos, PMDB-RJ































    Senadores
    33. Acir Marcos Gurgacz, PDT-RO
    34. Aécio Neves da Cunha, PSDB-MG
    35. Edison Lobão, PMDB-MA
    36. Fernando Affonso Collor de Mello, PTB-AL
    37. Jader Fontenelle Barbalho, PMDB-PA
    38. José Agripino Maia, DEM-RN
    39. Roberto Coelho Rocha, PSB-MA
    40. Tasso Ribeiro Jereissati, PSDB-CE







    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores948
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temer-vai-ao-supremo-para-que-politicos-tenham-concessao-de-radios-e-televisao/404198625

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)