Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Tentativa de latrocínio. Condenação garante ordem pública

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 16 anos

    Condenação por tentativa de latrocínio garante ordem pública

    Em decisão unânime, a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso improveu recurso interposto em favor de um homem condenado por tentativa de latrocínio e manteve decisão que o condenou a 13 anos, nove meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado e ao pagamento de 107 dias-multa (Recurso de Apelação Criminal nº. 23854/2008).

    No recurso, a defesa pugnou pela desclassificação do delito de latrocínio tentado para o de tentativa de homicídio seguido de furto, a fim de que o apelante fosse julgado perante o Tribunal do Júri. Por outro lado, a defesa argüiu pelo direito de recorrer em liberdade, aduzindo que não existem motivos para a manutenção da prisão cautelar.

    Informações contidas nos autos revelam que, em 24 de fevereiro de 2007, após dissuadir a atenção da vítima, pedindo que ela carregasse a bateria do seu celular, o acusado desferiu-lhe dois golpes de faca, atingindo a vítima na região do pescoço. Mesmo ferida, a vítima conseguiu fugir, oportunidade que o apelante aproveitou para subtrair seus pertencentes, tais como uma bicicleta, uma vara de pescar com molinete, uma calça jeans, dois frascos de tinta para cabelo, e a quantia de R$ 800,00 em dinheiro, além de um celular e algumas jóias.

    Segundo o magistrado, restou tipificada a tentativa de latrocínio, pois estão presentes seus elementos constitutivos, isto é, o exercício da violência física contra a vítima, que só não morreu por circunstância alheia à vontade do apelante, que conseguiu, de outra parte, a consumação da subtração patrimonial almejada.

    "O fato de o apelante negar a intenção de subtrair bens pertencentes à vítima não condiz com as provas produzidas nos autos, bem como não prevalece a versão contada pelo apelante na delegacia de polícia por não representar a verdade. Em juízo, afirma que desferiu golpes de faca por conta de uma discussão. Não há nos autos nada para ajustar essa 'invencionice', trata-se de argumento totalmente divorciado da realidade revelada pelos elementos contidos nos autos, uma vez que não restou configurado qualquer discussão anterior entre o apelante e a vítima que motivasse um homicídio", ressaltou o relator.

    Sobre a possibilidade de recorrer em liberdade, o magistrado afirmou que a determinação da prisão está amparada na necessidade de garantia da ordem pública, haja vista que o apelante ostenta maus antecedentes, respondendo por outro delito na Comarca de Lucas do Rio Verde, circunstâncias que revelam possuir personalidade voltada à prática de infrações penais, mormente contra o patrimônio,"razões suficientes para mantê-lo recolhido ao presídio, estando de acordo com a política criminal".

    A decisão foi em consonância com o parecer ministerial. Participaram do julgamento os desembargadores Shelma Lombardi de Kato (revisora) e Rui Ramos Ribeiro (vogal).

    • Publicações9929
    • Seguidores82
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tentativa-de-latrocinio-condenacao-garante-ordem-publica/33222

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)