Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Téologa afirma que aborto é uma questão de saúde pública

    há 6 anos

    “Há séculos, um cristianismo patriarcalizado é o responsável por penalizar e legitimar a morte de mulheres. A criminalização religiosa das mulheres por causa do aborto necessita ser colocada nesse contexto histórico. Quando uma mulher é considerada criminosa por ter abortado, ela se sente desamparada e não podemos conhecer precisamente o que se passa com ela”, afirmou.

    Para a teóloga, sem conhecer a verdade sobre o aborto, não é possível criar políticas públicas necessárias ao enfrentamento da realidade das pessoas. “A criminalização impede que se faça um mapeamento da situação, da saúde das mulheres. Mulheres comuns devem ser considerar criminosas? É o patriarcado eclesiástico que quer fazer as mulheres acreditarem que elas se tornem assassinas quando decidem descontinuar sua gravidez”, declarou.

    Na sua avaliação, o aborto não é uma escolha leviana. “É uma decisão difícil, desesperada muitas vezes. Um Estado laico não é Estado ateu e não confunde crimes com pecados. Somos milhões de vozes que estão sufocadas pelo medo do poder religioso patriarcal e aguardamos atentas por uma decisão que nos considere ao menos uma vez”, citou.

    RP/EH

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teologa-afirma-que-aborto-e-uma-questao-de-saude-publica/608949294

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)