Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Terceira Câmara decide que laboratório médico terá de indenizar paciente por diagnóstico errado em teste de HIV

    há 12 anos

    Na manhã desta terça-feira (12), a Terceira Câmara do Tribunal de Justiça da Paraíba deu provimento ao recurso adesivo para majorar em R$ 30 mil a ação de indenização a título de danos morais ajuizada pela paciente K. A. S., contra o Laboratório Médico Dr. Sérgio Franco Ltda. A vítima submeteu-se, por duas vezes, a exames para detecção do vírus HIV, os quais apresentaram resultados positivos. Ao realizar novos testes na rede pública, os laudos foram negativos. A relatoria foi do desembargador Genésio Gomes Pereira Filho.

    Segundo o processo nº 035.2009.000.529-5/001, a paciente alega que, após os seus resultados positivos, passou vários dias de sofrimento, que a levou à exclusão do convívio social e familiar, tendo cogitado a hipótese de suicídio. A fim de contraprovar os resultados dos primeiros exames, ela realizou, por três vezes seguidas, novos exames na rede pública de saúde, que confirmaram resultados negativos.

    O Laboratório Médico apelou e atribuiu a responsabilidade sobre o resultado divulgado ao Laboratório Nossa Senhora da Conceição, o qual tinha contrato de prestação de serviços. Porém, na Cláusula Segunda que consta no contrato, é de responsabilidade do contratado receber e conferir amostras destinadas a exames laboratoriais. Ainda segundos os autos, o empresa apelante não informou que o exame para detectar o vírus HIV é falível.

    Em seu voto, o desembargador-relator disse que houve negligência do laboratório, pois tinha o dever de informar ao paciente do resultado, ressalvando, inclusive, a possibilidade do resultado mostrar equívoco.

    Sendo assim, observa-se que o apelante analisou e divulgou as amostras recebidas, constando, inclusive, a assinatura do médico responsável. Se houve alteração nos resultados, por erro na manipulação das lâminas examinadas, não é possível saber, pela simples análise dos documentos acostados, de onde partiu este erro, se na coleta ou na análise. Ocorre que para o consumidor, tal certeza é irrelevante, pois quem divulgou o resultado equivocado, causador de todo dano, por duas vezes, como se observa dos aludidos documentos, foi o apelante, Laboratório Médico Dr. Sergio Franco, completa o relator.

    TJPB GecomCom a estagiária Jacyara Araújo

    "> <

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceira-camara-decide-que-laboratorio-medico-tera-de-indenizar-paciente-por-diagnostico-errado-em-teste-de-hiv/3148551

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)